Toyota prepara novidades no Hilux, na Europa com motor 2.8 turbo diesel híbrido-leve de 48V - reduzindo até 10% o consumo de combustível - que deve chegar ao Brasil em 2024.
A Toyota prepara novidades importantes para a Hilux. Depois de anunciar a chegada de uma versão híbrida para a picape na Europa, a montadora japonesa divulgou mais detalhes a respeito da configuração, que pode chegar ao modelo vendido no Brasil a partir do ano que vem.
Na Europa, o Toyota Hilux ganhou um sistema híbrido-leve de 48V nas versões Invincible e Invincible X. Ele funciona da seguinte maneira: o motor 2.8 turbo diesel de 204 cv e 500 Nm é auxiliado por um gerador de partida de 48V, que oferece 16 cv e 65 Nm extras para melhorar a aceleração e a eficiência energética.
A energia necessária para o gerador é armazenada por uma bateria de lítio carregada pelo alternador e pela energia cinética em frenagens. O objetivo é reduzir o consumo de combustível em até 10% e manter o funcionamento de alguns recursos do carro ao desligar o motor a combustão ou em situações específicas.
Ainda assim, não há mudanças na capacidade de carga e reboque da Hilux, que pode levar até 1.000 kg ou 3.500 kg, respectivamente. Além disso, a Hilux também manteve o atual câmbio automático de 6 marchas, sempre com tração 4x4 com as funções 4x2 e 4x4 reduzida.
Inicialmente, o novo Toyota Hilux híbrido deve estrear apenas na Europa. A partir de 2024, a picape eletrificada deve chegar a outros mercados, como a Argentina – onde a Hilux é produzida – e o Brasil. Pouco depois, será a vez do SUV de 7 lugares SW4, que deve ganhar o mesmo conjunto híbrido-leve.