Nova picape da VW é flagrada em testes com "suspensão de Strada"

Ainda em fase de desenvolvimento, nova picape Volkswagen Udara (247) utiliza mula do Tiguan e terá carroceria monobloco com motor 1.5 turbo

14 jan 2025 - 16h59
Nova picape da Volkswagen em testes com mula do Tiguan
Nova picape da Volkswagen em testes com mula do Tiguan
Foto: Reprodução Placa Verde/Instagram

A Volkswagen segue com os testes de sua nova picape no Brasil. Já confirmada pela marca alemã, a picape inédita foi flagrada em testes na última semana. O vídeo de autoria de João Finotti foi publicado pelo perfil Placa Verde (@placaverde), no Instagram, e mostra o projeto VW 247 ainda com uma mula do Tiguan Allspace, o que pode adiantar alguns detalhes da nova picape, que é conhecida internamente como Volkswagen Udara.

Com lançamento previsto para 2026, a picape inédita terá carroceria monobloco e porte semelhante ao de modelos como o Fiat Toro, Chevrolet Montana e a picape sucessora do Renault Oroch. Neste caso, como o projeto ainda está em fase de desenvolvimento, a Volkswagen optou por utilizar uma carroceria do Tiguan como disfarce para o novo modelo, uma vez que o SUV tem porte semelhante ao da picape final.

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A picape Udara deve ser um dos primeiros carros da Volkswagen a contar com a inédita plataforma MQB Hybrid, que equipará os novos modelos da marca nos próximos anos no Brasil. Ao que tudo indica, a nova base será uma evolução da MQB-A1 (também conhecida como MQB 37), que é maior do que a MQB-A0 do Polo, Virtus, T-Cross, Nivus e do futuro Tera, que era a base mais cogitada para a picape anteriormente.

Projeto MQB Hybrid: nova plataforma de carros da Volkswagen
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A base MQB-A1 é utilizada pelo Jetta e Taos, e deve ganhar uma nova arquitetura eletrônica mais moderna, permitindo a instalação de sistemas híbridos e itens de segurança mais avançados. Outra vantagem da nova base seria a largura maior, permitindo o ganho de porte dos modelos nacionais, uma vez que a base MQB-A0 não comporta sistemas híbridos avançados e tem porte menor.

A nova base também estará presente nos dois novos carros que serão produzidos na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP). A picape, no entanto, será feita em São José dos Pinhais (PR), local que já produziu o Golf com a plataforma MQB original. Inicialmente, a nova picape da Volkswagen seria baseada no conceito Tarok, que foi revelado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018.

Picape Volkswagen Tarok
Foto: VW / Guia do Carro

Com a pandemia, no entanto, o projeto original foi engavetado na época e alterado posteriormente. Por fora, o novo projeto deve trazer linhas semelhantes às dos SUVs europeus e picapes atuais da Volkswagen, mas com estamparia inédita. O nome final do modelo ainda não está definido.

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De acordo com a revista Autoesporte e o site Mobiauto, a nova picape da Volkswagen terá suspensão traseira com eixo rígido e molas semielípticas, a mesma solução utilizada pelo Fiat Strada, líder de vendas no Brasil. A escolha pela mesma arquitetura seria ressaltar a robustez da picape quando carregada e em terrenos mais acidentados.

Nova picape da Volkswagen em testes com mula do Tiguan
Foto: Reprodução Placa Verde/Instagram

Sob o capô, a nova picape da Volks pode ser um dos primeiros modelos equipados com o novo motor 1.5 TSI, que substituirá gradativamente o atual 1.4 TSI de 150 cv com a chegada das regras de emissões de poluentes do Proconve L8. O novo deve oferecer os mesmos 150 cv e 250 Nm, inicialmente apenas com versões somente a combustão.

A diferença é que o novo motor conta com recursos como a desativação de cilindros – o que ajuda a economizar combustível – assim como a opção de turbos de geometria variável. Na Europa, o motor 1.5 TSI também conta com diferentes níveis de hibridização, chegando a até 272 cv com um sistema híbrido plug-in. Algumas delas chegarão ao Brasil com a tecnologia Evo2 flex.

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