Depois de inúmeros flagras e teasers, a Kia finalmente revelou a picape Tasman. Com um visual pra lá de ousado, a primeira picape média da história da marca sul-coreana chegará ao mercado global em 2025 para brigar com o Toyota Hilux e Mitsubishi L200 Triton. O novo Kia Tasman será produzido na Coreia do Sul e tem chances de chegar ao Brasil.
O grande destaque do novo Kia Tasman é o visual. Com linhas incomuns, a picape traz faróis de LED em formato retangular, que são posicionados de forma mais afastada da grade frontal. Por falar em grade, a peça conta com grandes dimensões e acabamento em plástico preto. Na lateral, os para-lamas têm cortes bem definidos e retos.
O novo Kia Tasman tem carroceria feita sobre chassi de longarinas – e não uma solução monobloco como no Fiat Toro. Visualmente, a picape da Kia parece se inspirar em alguns detalhes do Jeep Gladiator, que traz o design robusto como um dos destaques. A nova picape da Kia mede 5,41 m de comprimento, 1,93 m de largura e 1,89 m de altura. Também há versões de cabine simples ou dupla.
O entre-eixos é de 3,27 m. Já a caçamba conta com 1.173 litros de volume. A capacidade de carga é de 1.195 kg, e de até 3.500 kg de reboque. As rodas são de até 18". Na traseira, a tampa da caçamba traz o logotipo da Kia em baixo relevo e grandes dimensões. As lanternas de LED trazem formato retangular e são destacadas da carroceria.
Por dentro, a Tasman traz linhas horizontais e acabamento refinado. O destaque fica para as três telas, que são unidas em uma moldura única. O painel de instrumentos tem tela de 12,3", assim como a central multimídia. No meio delas, há um display de 5". Ainda há botões físicos, sistema de som Harman Kardon e banco traseiro reclinável e com um porta-objetos.
Sob o capô, o Kia Tasman que será vendido na Coreia do Sul conta com um motor 2.5 turbo a gasolina de 281 cv e 422 Nm. O câmbio pode ser um manual de seis marchas ou um automático de oito. Já a tração pode ser 4x2 ou 4x4. Em outros mercados, a picape da Kia também poderá ser equipada com um motor 2.2 turbodiesel de 210 cv.
O nome faz referência ao estado da Tasmânia, na Austrália – que é um dos maiores mercados de picapes no mundo. Com foco global, o novo Kia Tasman será vendido em diferentes mercados ao redor do mundo a partir de 2025. Inicialmente, a picape chegará aos mercados da Austrália e Coreia do Sul. Também há uma série de acessórios funcionais disponíveis para a picape.
Depois, será a vez de alguns países africanos e do Oriente Médio. Além disso, o novo Kia Tasman também está confirmado para o mercado argentino. Uma das possibilidades é trazer a picape diretamente da Coreia do Sul, ou então produzir o modelo a partir do Uruguai, como já é feito com o Kia Bongo. Com isso, o modelo tem chances de chegar ao Brasil.