A nova geração da picape Saveiro é o segredo mais bem guardado da Volkswagen. A montadora alemã está muito atrasada no projeto da picape, por isso o novo Volkswagen Saveiro chegará ao mercado somente em 2026, anos depois do Fiat Strada (2020) e do Chevrolet Montana (2023).
Para não ficar extremamente defasado em relação à concorrência, o Volkswagen Saveiro 2024 chegará ao mercado no ano que vem com um facelift. A nova geração da picape Saveiro será feita em Taubaté (SP) na moderna plataforma MQB, enquanto o facelift virá de São Bernardo do Campo (SP) ainda na plataforma PQ24 (do Gol e Voyage).
É um pouco confuso, mas tem uma explicação. A Volkswagen precisou dar atenção ao substituto do Gol (Polo Track) e, por isso, a renovação da picape Saveiro ficou para depois. Então, enquanto a nova geração não vem, a Volks fará mudanças visuais no modelo atual – para-choques, grade, faróis, lanternas, logotipo e acabamento.
A ideia da Volkswagen é não deixar o Fiat Strada se distanciar demais. Vale dizer que, em relação à Strada Cabine Simples a Saveiro ainda é competitiva. O problema é quando o VW Saveiro é comparado com o Fiat Strada Cabine Dupla.
Para complicar a situação, em 2023 a GM lançará o novo Chevrolet Montana. A picape será baseada no SUV Chevrolet Tracker, usando a mesma plataforma dos compactos Onix e Onix Plus. Recentemente, a GM divulgou como será a traseira da nova picape Montana.
A Volkswagen vê uma oportunidade aí, pois a Saveiro ficou como única concorrente da Strada no segmento de picapes pequenas. Por isso, fará as modificações estéticas na picape atual e manterá as configurações Cabine Simples (versões Robust e Trendline) e Cabine Dupla de duas portas (Robust e Cross) com o motor 1.6 aspirado flex de 106/116 cv (g/e) já adequado ao Proconve L7.
Para o futuro, só uma nova geração manterá a Volkswagen competitiva no segmento. Por isso, o novo Volkswagen Saveiro 2026 (Projeto VW 247) será um veículo muito mais moderno, com cabine dupla de quatro portas, fazendo o papel que antes estava destinado ao Volkswagen Tarok, que seria produzido na Argentina, mas cujo projeto foi abandonado.
Podemos esperar, portanto, a próxima geração da picape Saveiro com algumas funcionalidades que estavam previstas para a picape Tarok. Além disso, o VW Saveiro 2026 virá com motor turbo e seguramente terá opção de câmbio automático. Chegará ao mercado, entretanto, seis anos depois do novo Fiat Strada – e isso explica por que a montadora italiana lidera o segmento.