O novo Citroën C3 Aircross finalmente está sendo vendido no Brasil. Com sua estreia sendo aguardada ao longo do ano, o novo C3 Aircross é o primeiro carro da Citroën a usar o motor 1.0 Turbo 200 e o câmbio CVT da Stellantis.
Com preços entre R$ 110 mil e R$ 130 mil nas versões de 5 lugares, o Citroën C3 Aircross estreia como o SUV Turbo mais acessível do Brasil. Embora tenha muitas semelhanças com o Citroën C3 (hatch), o C3 Aircross (SUV) tem design próprio, grande espaço interno e um enorme porta-malas de 493 litros (VDA).
Um grande diferencial do Citroën C3 Aircross é a possibilidade de carregar 7 passageiros. Mas, por enquanto, só os preços das versões de 5 lugares foram divulgados. O Aircross de 7 lugares chega no início de 2024 (primeiro trimestre) e tem o mesmo tamanho do de 5 lugares (só muda a parte traseira).
A versão de entrada será vendida exclusivamente on-line. Os preços do Citroën C3 Aircross de 5 lugares são os seguintes:
- Citroën C3 Aircross Feel Turbo 200 AT - R$ 109.990
- Citroën C3 Aircross Feel Pack Turbo 200 AT - R$ 119.990
- Citroën C3 Aircross Shine Turbo 200 AT - R$ 129.990
Com esse lançamento, a Citroën espera alcançar 4% de participação de mercado na América do Sul até o final de 2024, sendo metade desse percentual no Brasil. Para atingir esse objetivo, a Citroën está sendo agressiva na parte comercial.
As três primeiras revisões já estão embutidas no preço. A marca promete recompra do veículo ao final do financiamento, pagando 85% da Tabela Fipe.
DESIGN – A dianteira do Citroën C3 Aircross tem um para-choque proeminente, cortando a grade ao meio, e elementos em preto brilhante que contrastam com as cinco cores disponíveis: Preto Perla Nera, Cinza Artense, Cinza Grafito, Branco Banquise e Vermelho Rubi. O teto bitom pode ser Preto ou Branco.
As rodas são de 15” (Feel), 16” (Feel Pack) ou 17” (Shine), com pneus de uso misto. Os arcos nos para-lamas oferecem uma proteção extra à carroceria. A traseira também tem lanternas marcantes. De uma forma geral o carro é quadrado e alto, para marcar a silhueta SUV.
ENGENHARIA – O motor Turbo 200 é 1.0 flex e já equipa outros carros da Stellantis, como o Fiat Pulse, o Peugeot 208 Turbo e o Fiat Strada Turbo. Ele entrega 130 cv de potência com etanol e 125 cv com gasolina. O torque é sempre de 200 Nm e o câmbio é sempre automático do tipo CVT, com 7 marchas e trocas sequenciais na alavanca. Há três modos de condução.
A suspensão exclusiva – que a Citroën chama de “tapete voador” – foi calibrada para oferecer conforto e equilíbrio. A estrutura do carro, que foi totalmente desensolvido na América do Sul, tem 65% de aços de alta e ultra alta resistência. Há apenas dois airbags (dianteiros).
O C3 Aircross tem amplos ângulos de entrada (23,8º), saída (32º) e enorme vão livre entre-eixos (233 mm), para deixar bem marcada sua proposta SUV.
ESPAÇO INTERNO – Fabricado em Porto Real, RJ, na plataforma modular CMP, o C3 Aircross tem 2,67 m de entre-eixos, o que permite até cruzamento de pernas na parte traseira. SUV da categoria B (compacto) mede 4,320 m de comprimento, 1,720 m de largura e 1,678 m de altura. A cabine tem 15 porta-objetos espalhados. As portas traseiras têm vão de 62 cm.
O ar-condicionado possui compressor e trocador de calor reforçados e projetados para garantir o melhor clima na cabine, independentemente do calor (ou frio) que estiver do lado de fora.
O Citroën C3 Aircross de 7 lugares terá um mecanismo que permite soltar individualmente os bancos, aumentando o espaço de porta-malas. Assim, o carro poderia ser configurado com 5, 6 ou 7 lugares. Os assentos pesam apenas 8 kg, o que torna a retirada relativamente simples.
PAINEL DIGITAL – O novo painel digital TFT de 7” é customizável. Ele oferece seis telas e duas opções de cores para que o motorista escolha somente o que quer ver, com o toque em um botão no volante.
A multimídia é a mesma Citroën Connect Touchscreen de 10” do Citroën C3, com Android Auto e Apple Carplay sem fio e até cinco conexões USB, na primeira, segunda e terceira fileira de bancos. Veja aqui a lista completa de equipamentos do novo Citroën C3 Aircross.
Mais dados técnicos
Motor: 3 cilindros em linha 1.0 turbo 16V
Cilindrada: 999 cm³
Potência: 125 cv (gasolina) / 130 cv (etanol) a 5.750 rpm
Torque: 200 Nm a 1.750 rpm (gasolina/etanol)
Câmbio automático, CVT, marchas
Tração: dianteira
Freios : disco ventilado (d) e tambor (t)
Suspensão: McPherson (d) e eixo de trorção (t)
Direção: elétrica
Diâmetro de giro: 10,8 metros
Pneus: 205/65 R16 (Feel e Feel Pack), 215/60 R17 (Shine)
Peso: 1.201 kg (Feel), 1.210 kg (Feel Pack) 1.216 kg (Shine)
Altura mínima do solo: 200 mm
Tanque: 47 litros
0 a 100 km/h: 9s9 s (gasolina) e 9s7 s (etanol)
Velocidade máxima: 191 km/h (gasolina/etanol)
Consumo PBEV
Urbano: 10,6 km/l (gasolina) e 7,4 km/l (etanol)
Estrada: 12,0 km/l (gasolina) e 8,6 km/l (etanol)