O Duster está de cara nova – mas na Europa. A Dacia, marca de entrada da Renault no Velho Continente, revelou nesta quarta-feira, 29, a nova geração do Duster. Totalmente renovado, o SUV ficou mais refinado e moderno. Ele deve ser uma das 8 novidades que a Renault pretende trazer ao Brasil até 2027.
Por fora, o visual do novo Dacia Duster (que continuará sendo chamado de Renault no Brasil) é bem mais moderno do que o anterior. Trata-se de uma versão menor do conceito Bigster revelado em 2022 pela marca romena e que será o próximo SUV de 7 lugares da montadora. Na dianteira, o novo Duster conta com faróis de LED com assinatura visual em "Y".
Eles são integrados à grade dianteira horizontal, que traz o novo logotipo da Dacia. Na parte de baixo, o para-choque conta com um skid plate integrado. Na lateral, o novo modelo aposta em vincos e linhas retas, com destaque para o aspecto musculoso nos para-lamas traseiros. Outro detalhe interessante são as maçanetas embutidas nas portas de trás.
Na traseira, as lanternas invadem parte da lateral e trazem novamente formato de "Y". Fechando as novidades no exterior, a tampa do porta-malas abriga a placa logo abaixo do logotipo Dacia escrito por extenso.
Medindo 4,34 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,66 m de altura, o novo Dacia Duster é 14 cm mais comprido que o anterior. A plataforma é a CMF-B, a mesma do Renault Kardian brasileiro. Apesar disso, o novo Duster ficou 1,6 cm menor no entre-eixos, mas ganhou 27 litros no porta-malas, que subiu para 472 litros.
Por dentro, o novo Duster não lembra em nada o modelo antigo. Com linhas retas, o interior do SUV traz painel digital de 7" e central multimídia de 10,1" com aspecto flutuante, assim como novos materiais e texturas de acabamento. No lugar da tradicional alavanca de câmbio, há um pequeno joystick seletor de marchas, e ao lado, freio de mão eletrônico.
Sob o capô, o novo Duster europeu não terá versões a diesel. Por outro lado, há variantes a gasolina e a gás natural, além de opções híbridas de até 140 cv com câmbio automatizado de dupla embreagem e 6 marchas. Já a tração pode ser 4x4 com até cinco modos de condução: auto, neve, lama/areia, off-road e eco.
Dentre os equipamentos, o novo Dacia Duster ainda pode ser equipado com carregador wireless, ar digital, sistema de som premium, frenagem autônoma de emergência, alertas de saída de faixa e tráfego traseiro, entre outros itens.
Com entregas previstas para 2024 na Europa, o novo Dacia Duster não deve chegar ao Brasil antes de 2025, já como Renault. Para o mercado brasileiro, o SUV deve contar com opções 1.0 turbo e 1.3 turbo, ambas flex. Já o câmbio será um automático do tipo CVT ou o automatizado do futuro Kardian.