Revelado em junho na Europa, o novo Fiat Grande Panda já está em testes no Brasil. O hatch foi flagrado nesta semana próximo à fábrica da marca italiana em Betim (MG). A imagem foi publicada originalmente pelo perfil AutosTV (@autostv_noinsta), no Instagram, e é da autoria de Fernando Benvenuti. O novo Fiat Grande Panda deve chegar ao Brasil até 2026 e pode substituir Mobi e Argo de uma só vez.
Apesar da forte camuflagem, é possível ver que o modelo flagrado é mesmo o novo Fiat Grande Panda. Por fora, o hatch europeu conta com visual ousado, que resgata muitos elementos do Panda original dos anos 80, como as linhas retas, os faróis de formato retangular em LED e a grade frontal com o logotipo da Fiat descentralizado.
Os para-lamas são levemente destacados e contam com apliques em plástico preto nas extremidades. Já as rodas são de até 17". O novo Fiat Grande Panda mede 3,99 m de comprimento, 1 cm a mais do que o C3 brasileiro. Ambos são feitos sobre a plataforma modular CMP, da Stellantis.
Na traseira, as lanternas de LED têm aspecto mais vertical e dimensões pequenas. Elas são interligadas por um friso preto na base da tampa do porta-malas, que traz o logotipo Panda em alto relevo. A versão brasileira do Panda pode ter alguns detalhes exclusivos de design e até mesmo um novo nome, mas será baseada no hatch vendido na Europa.
Isso porque a Fiat pretende unificar o seu portfólio atual em uma linha global de modelos Com isso, os futuros carros da marca compartilharão a mesma filosofia e tecnologia, com uma plataforma global única, que suporta motorizações a combustão, híbridas ou elétricas. No entanto, cada região deve ter algumas particularidades em relação ao design, equipamentos e motorização, com predominância dos híbridos-flex no Brasil, por exemplo.
No Brasil, o nome do futuro hatch ainda não está definido. Internamente, o projeto é conhecido pelos códigos F1H e como a próxima geração do Argo, mas existe a chance de um possível retorno do nome Uno, que fez bastante sucesso no Brasil. Essa possibilidade é adiantada pelo Guia do Carro desde 2020.
Por dentro, o novo Fiat Grande Panda europeu traz um aspecto bem moderno e colorido. O destaque fica para o painel digital e a central multimídia unidos em uma única moldura, além de elementos arredondados e outros com linhas retas. Dependendo da versão, o painel e as portas contam com acabamento em diferentes opções de cores, tecidos e até madeira.
Na versão brasileira, é possível que o modelo perca alguns detalhes mais refinados para que o preço do carro seja mais baixo. O acabamento também deve contar com tonalidades mais sóbrias, com tons de preto e cinza. Na Europa, o novo Fiat Grande Panda deve ser vendido inicialmente apenas em versões elétricas, ganhando posteriormente opções híbridas.
Já a versão brasileira deve contar com o motor 1.0 turbo flex de 130 cv com sistema Bio-Hybrid de 12V e câmbio CVT. Também são esperadas versões com os motores 1.0 e 1.3 Firefly, já atualizados para as próximas fases do Proconve L8. O novo Fiat Grande Panda deve chegar ao mercado brasileiro em meados de 2026.