A Honda lançou na terça-feira, em Florianópolis, Santa Catarina, a terceira geração do Fit, modelo que chega às concessionárias do País na primeira semana de maio em quatro versões e parte de R$ 49.900.
Compare preços de carros 0 km no Brasil
O Terra testou um modelo versão EX entre a capital de Santa Catarina e Canasvieiras. O novo motor 1.5 l 16V flex, que agora está em todas as versões do Fit, desenvolve 116 cavalos de potência, quando abastecido com etanol. O propulsor dispensa a utilização do tanquinho de gasolina para partidas a frio e é mais eficiente que o anterior - 17% nas versões CVT e 8% nas com transmissão manual.
A transmissão CVT (automática) é contínua e pode ser operado em três modos (D, S e L). O sistema possui um conversor de torque e uma elasticidade de giro maior, o que melhora o desempenho do veículo quando colocado nos modos S e L. Na direção mais esportiva (S), as altas rotações auxiliam o condutor com vigor em arrancadas. Já na posição L, as rotações sobem ainda mais, sendo uma boa alternativa para freio de motor nas descidas de serras ou ladeiras.
Em sua terceira geração, o Fit ganhou mais espaço interno, em parte graças ao aumento na distância entre eixos de 2.530 milímetros (30 milímetros maior que a versão anterior), dando um volume maior de 139 litros para os passageiros. O braço da suspensão traseira foi reduzido, com a intenção de ampliar o espaço.
Os assentos versáteis ganham uma nova forma de configuração, além das três já existentes na geração anterior. O carro passa a contar com um sistema que permite que o encosto dianteiro alinhe-se ao assento traseiro, em um encaixe que aumenta a capacidade de acondicionamento do veículo, formando uma espécie de cama ou grande sofá dentro do carro.
Internamente, o carro teve o ruído do motor diminuído, com a colocação de mantas de isolamento acústico na estrutura do carro. A nova suspensão do veículo absorve bem os impactos, não incomodando os passageiros.
Design
O novo Fit inaugura uma nova identidade que deve fazer parte dos veículos da Honda, com um conceito diferenciado de grade frontal, mais robusta. Além disso, nos para-choques dianteiro e traseiro as entradas e saída de ar dão um ar de esportividade ao veículo. Nas laterais, a carroceria tem linha de "cintura alta". A parte frontal do veículo ficou mais agressiva, e com isso aumentou a sensação de robustez e segurança, enquanto a parte traseira reformulada reforça a esportividade do novo Honda Fit 2015.
Itens de série
O carro testado pelo Terra era equipado com tela de LCD de 5 polegadas, conexão sem fio USB, câmera de ré (com função que permite ao condutor escolher três ângulos diferentes), ar-condicionado, porta-copo do motorista, entre outros.
Versões e preços
O Honda Fit 2015 estará disponível em sete cores (Azul Netuno Metálico, Vermelho Rally Sólido, Preto Cristal Perolizado, Cinza Barium Metálico, Cinza Iridium Metálico, Prata Global Metálico, Branco Taffeta Sólido) e em quatro versões.
Confira as versões e preços do Honda Fit:
Honda Fit DX MT - R$ 49.900
Honda Fit DX CVT - R$ 54.500
Honda Fit LX MT - R$ 54.200
Honda Fit LX CVT - R$ 58.800
Honda Fit EX CVT - R$ 62.900
Honda Fit EXL CVT - R$ 65.900