A Ford lançou na quinta-feira, em Trancoso, na Bahia, o novo Ka+, versão sedã do modelo que chega ao mercado nacional em outubro e parte de R$ 37.890. O objetivo da marca é liderar o segmento e para isso terá de superar alguns modelos que já caíram no gosto do consumidor como Siena, Prisma, Voyage e HB20S.
A montadora não confirmou quantas unidades pretende fabricar do Ka+ por mês, mas para liderar o segmento seriam necessárias mais de 9.100 unidades por mês, em média, já que o líder do ranking é o Siena, que vendeu 63.869 unidades de janeiro a julho – segundo informações da Fenabrave. O Prisma ficou em segundo lugar, com 47.757 emplacamentos.
Para tentar alcançar o to pó do segmento, a Ford lançou o modelo em três versões, cada uma delas com o opcional de motor 1.0L ou 1.5L. Segundo a Ford, o propulsor 1.0 L gera 85 cavalos de potência com etanol e 80 cavalos de potência com gasolina. A fabricante afirma que o veículo faz 8,9 quilômetros com um litro de etanol na cidade, enquanto com gasolina o carro roda por 13 quilômetros com um litro.
O motor 1.5 L tem potência de 110 cavalos com etanol e 105 cavalos com gasolina. Os carros equipados com esse propulsor fazem 7,9 quilômetros com um litro de etanol e 9,5 quilômetros com um litro de gasolina, rodando na cidade.
De série, a versão mais básica do veículo vem equipada com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto, rádio MyConnection Gen.3 com MyFord Dock, airbag duplo, freios ABS com distribuição eletrônica (EBD) e controle de frenagem em curvas (CBC). Para efeito de comparação, o Fiat Siena EL (R$ 5,5 mil mais barato que o Ka+) vem com bancos dianteiros com regulagem milimétrica do encosto, computador de bordo, direção hidráulica, HSD (High Safety Drive) - Airbag duplo (motorista e passageiro) e Freios ABS com EBD, menos equipamentos que o Ka+.
No quesito segurança, o Ka se diferenciará por um inédito serviço que conecta o veículo ao Serviço de Atendimento Movél de Urgência (Samu), apenas se houver um celular pareado com o sistema multimídia. Em caso de acidente e acionamento dos airbags, o carro faz uma ligação automática ao Samu, envia sua localização por GPS e abre o microfone para o passageiro falar com o atendente. O serviço, que será feito em parceria com o governo federal, já é comum na Europa e Estados Unidos, mas no Brasil pode ser visto apenas em veículos de luxo. Inicialmente no Ka, ele será ampliado para toda a linha Ford em cerca de um ano.
Veja os preços e as versões do Ka+:
Novo Ka+ SE 1.0L e 1.5L
O sedã Novo Ka+ SE vem equipado com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto, rádio, airbag duplo, freios ABS com EBD e CBC, limpador e desembaçador traseiro, chave tipo canivete, tapetes de carpete, roda 14 polegadas com calota integral, tacômetro, quatro alto-falantes, antena de teto, abertura elétrica do porta-malas e ajuste de altura da coluna de direção. A versão 1.0L sai por R$ 37.890, enquanto a versão 1.5L será comercializada por R$ 42.890.
Novo Ka+ SE Plus 1.0L e 1.5L
A versão SE Plus vem com todos os itens da anterior e acrescenta ainda sistema SYNC com CD e MP3-player, conexão Bluetooth e USB, comandos de voz, controles de áudio e telefone no volante, Assistência de Emergência, além de vidros elétricos traseiros. A versão 1.0L sai por R$ 39.890, enquanto a versão 1.5L será comercializada por R$ 44.890.
Novo Ka+ SEL 1.0L e 1.5L
Além dos itens da versão SE Plus, a versão topo de linha do Novo Ka+ vem equipada com controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, rodas de liga leve de 15olegadas, faróis de neblina, computador de bordo, alarme volumétrico, ajuste de altura do banco do motorista, grade dianteira com aplique cromado e lanternas traseiras escurecidas. A versão 1.0L sai por R$ 42.490, enquanto a versão 1.5L será comercializada por R$ 47.490.
Compare preços de carros 0 km no Brasil