A Kia anunciou nesta sexta-feira a chegada do novo Kia Soul ao Brasil. Em sua segunda geração, o veículo irá disputar espaço no mercado com Mini Cooper, Audi A1, Mercedes Classe A e Peugeot 3008.
O novo Soul ficou mais caro. De acordo com a montadora, o carro será comercializado em duas versões, que se diferenciam apenas pelo teto solar panorâmico e luz de leitura com LED, e custam R$ 88,9 mil e R$ 92,9 mil – a versão anterior custava entre R$ 67,9 mil e R$ 69.9 mil.
"Nossos carros ficaram mais caros depois do Inovar-Auto [programa que estabelece redução do Imposto sobre Produtos Industrializados para fabricantes e importadores que se comprometerem a produzir e vender veículos no País com consumo de combustível mais eficiente e a investir em pesquisa e tecnologia]. O preço do Soul até 31 de dezembro de 2012 era de R$ 70 mil. Esse valor deveria ter subido em janeiro de 2013, acompanhando a alta no IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados]. Mantivemos o preço em todo ano de 2013, porque o volume de vendas acabou caindo, então não alteramos o preço. Se colocarmos também a taxa cambial, com o dólar subindo quase 10% no período, o preço do modelo antigo já deveria ter sido de R$ 79 mil, isso, sem os itens opcionais que foram colocados nesse novo carro”, afirmou José Luiz Gandini, presidente da Kia no Brasil.
"É um reposicionamento de preço que tinha de ser feito. É um outro produto, é um outro carro, então não tínhamos algo diferente a fazer", completou o presidente. A previsão da Kia é vender 400 unidades do novo Soul até o final do ano.
Redesenhado no estúdio da Kia em Irvine, na Califórnia (EUA), o carro ficou mais robusto e recebeu novas linhas na parte exterior. O modelo foi montado sobre um novo chassi, mais rígido e mais largo. Segundo a Kia, o carro agora possui 1,8 metro de largura, 2,57 metros de entre-eixos e 4,14 metro de comprimento, ficando dois centímetros maior em todas as dimensões.
O carro vem equipado com motor 1.6 litro de quatro cilindros em linha, capaz de desenvolver 128 cavalos de potência, quando abastecido com etanol, e 122 cavalos, se abastecido com gasolina. A transmissão é automática de seis velocidades e o motorista pode optar por três modos diferentes de direção – conforto, sport e normal.
Entre os principais itens de série destacam-se ar-condicionado digital com ionizador, banco do motorista com regulagem de altura, botão Start/Stop para partida do motor por reconhecimento da chave, porta-luvas climatizado com abertura amortecida e iluminação, sistema imobilizador de ignição, travamento elétrico central das portas e porta-malas, vidros com comando elétrico nas quatro portas e one touch para motorista e passageiro, volante com regulagem de altura e profundidade e faróis de neblina com lentes de policarbonato.
O porta-malas, que possi um sistema com organizador de objetos, ficou maior, passando a ter 686 litros, ante 340 litros na versão anterior. Com relação às cores, a versão com teto solar chega apenas nas cores branco e vermelho. A sem teto solar chega nas cores bege e preto branco e vermelho e azul e branco.