A Mitsubishi anunciou a chegada do novo Outlander 2016 ao Brasil. O carro surge em quatro versões, com destaque para a nova opção a diesel, que custará R$ 173.990. O Outlander será comercializado em três configurações de motor: 2.2 turbo diesel, de 165 cavalos, 2.0 litros, de 240 cavalos, e 2.0 litros, de 160 cavalos.
Além da versão a diesel, o Outlander mantém três versões que já são comercializadas atualmente: a de entrada de 2.0 litros, que custará R$ 114.990, a GT V6 de motor 3.0 litros, com preço de R$ 141.990, e a GT Full Tech, também com motor 3.0 litros com preço sugerido de R$ 151.990.
De acordo com a montadora, as versões diesel e GT 3.0 litros são equipadas com câmbio automático de seis marchas, enquanto o New Outlander 2.0 litros possui o novo câmbio CVT8 da marca. Todas as verões possuem a possibilidade de condução esportiva.
O crossover vem com um novo desenho no para-lamas e para-choque dianteiro, que agrega novo painel cromado, dando ar mais futurista ao veículo. Ainda no design, o carro ganhou novas entradas de ar e um novo farol de neblina, também com detalhes cromados.
Espaçoso e com possibilidade para levar até sete pessoas, contando o motorista, o Outlander também recebeu um novo acabamento no painel, com tela de 7 polegadas (com GPS e que possibilita ver vídeos por meio de pen drive ou SD Card).
Importado do Japão, o crossover tem como principais novos itens de série as luzes diurnas de LED, lanternas traseiras em LED, retrovisores com rebatimento e desembaçador, teto solar em todas as versões, rodas de liga leve 18 polegadas, aquecimento nos bancos dianteiros, piloto automático adaptativo e sistema de alerta de colisão.
Revisão
A Mitsubishi anunciou um pacote de revisão vantajoso para os consumidores. Marcadas para serem realizadas a cada 10 mil quilômetros, as três primeiras revisões custarão R$ 514, assim como a quinta revisão. Apenas a quarta sai por R$ 765, de acordo com a Mitsubishi.
Impressões
O Terra testou o novo Outlander a diesel em três diferentes ambientes: na terra, no asfalto e, a mais inusitada delas, numa pista de corrida. Internamente, o espaço é bem confortável para motorista e passageiros, correspondendo bastante à expectativa do carro, que mede 4.695 mm de comprimento, 1.810 mm de largura, 1.680 mm de altura - o entre-eixos é de 2.670 mm.
Na terra, o carro se comporta muito bem e tem a suspensão bem ajustada, não incomodando muito quando se passa em grandes buracos. A tecnologia 4x4 do veículo possui três modos de condução - Eco, Auto e Lock -, que permitem ao motorista adpatar o modelo a diferentes situações. A posição “Eco” dá uma maior economia de combustível, pois mantém o sistema preferencialmente em 4x2. Mas, caso necessário, a tração 4x4 é acionada automaticamente, garantindo mais segurança.
A posição “Auto” é um 4x4 ativo e nela, os novos sensores garantem uma melhor distribuição da tração entre os eixos e é voltada para todo tipo de terreno, trazendo mais segurança em pilotagem esportiva. A posição “Lock” é a 4x4 em tempo integral, ideal para situações fora de estrada e pisos de baixa aderência.
Na estrada, o veículo apresenta bom desempenho e bom consumo - esperado, já que a versão é movida a diesel (o veículo testado pelo Terra fez cerca de 11 km/l). O piloto automático adaptativo é bem intuitivo e permite uma condução tranquila ao motorista, com sensores de distância e velocidade. Por falar em sensores, o carro também possui um sistema que avisa o condutor quando ele troca de pista involuntariamente.
Além disso, o Outlander possui um sistema de frenagem automático. No teste realizado pelo Terra, o carro foi colocado a uma velocidade de 30 km/h em uma reta e, quando se aproximou do obstáculo a frente, deu uma freada brusca, parando completamente. O sistema é ideal para auxiliar aqueles motoristas que se distraem facilmente enquanto estão no trânsito das grandes cidades.
Contudo, o teste mais surpreendente foi feito no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu. Para um carro do tamanho do Outlander, o comportamente é realmente muito bom na pista. No teste de frenagem, o carro foi colocado a mais de 120 km/h antes de um forte pisão no pedal do freio. Assim que acionado o ABS, o veículo para poucos metros depois, mantendo a rota, o que ajuda o motorista a não perder o controle.
O controle de estabilidade também traz segurança e confiança para o condutor. Mesmo em curvas muito fechadas - e feitas em alta velocidade - o sistema mantém o veículo controlado, segurando a traseira. Outro movimento surpreendente é o slalom. Apesar do tamanho do Outlander, o condutor consegue fazer viradas bruscas a velocidades de até 70 km/h, mantendo o veículo à mão.
O New Outlander tem ainda um excelente raio de giro, com apenas 5,3 metros, ideal para manobras em garagens e lugares com pouco espaço.