O Latin NCAP divulgou os resultados de mais uma rodada de testes de segurança nesta quinta-feira, 28. Desta vez, o Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe testou o novo Mitsubishi Triton, que obteve nota máxima de cinco estrelas no crash test. O modelo da Mitsubishi foi a primeira picape a conquistar essa nota no atual protocolo de testes da entidade.
A unidade testada pelo Latin NCAP foi produzida na Tailândia. No resultado no teste, a entidade não divulgou se o resultado vale para toda a região, uma vez que o novo Mitsubishi Triton vendido no Brasil já é produzido em Catalão (GO), e foi lançado na última semana.
No entanto, é provável que a estrutura das picapes seja exatamente a mesma, uma vez que a picape brasileira também conta com o mesmo nível de equipamentos de segurança. Seja como for, a Mitsubishi L200 / Triton testada pelo Latin NCAP oferece sete airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão e tecnologias ADAS opcionais.
A versão com cabine dupla obteve 89,89% para Ocupante Adulto, 91,16% para Ocupante Infantil, 86,51% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 92,10% para Assistência à Segurança. A versão com cabine simples obteve 90,27% para o Ocupante Adulto, 86,36% para o Ocupante Infantil, 86,51% para a Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 92,10% para a Assistência à Segurança.
A versão anterior da L200 / Triton foi avaliada pelo Latin NCAP em 2019 e obteve zero estrela. Após uma notável reação do fabricante, a Mitsubishi se ofereceu para submeter voluntariamente sua nova L200 ao Latin NCAP, que foi avaliada nos formatos de cabine simples e dupla em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres.
O crash test também levou em conta os equipamentos ESC, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) para Usuários Vulneráveis da Estrada (VRU), AEB Cidade, AEB Interurbano, Sistema de Assistência à Velocidade (SAS) e Detecção de Ponto Cego, com ambas as versões de carroceria ganhando cinco estrelas.
De acordo com o Latin NCAP, o novo Mitsubishi Triton apresentou bom desempenho geral, com estrutura e espaço para os pés estáveis e proteção adequada a boa para o peito de adultos no impacto frontal. Apresentou boa proteção no impacto lateral e proteção adequada a marginal para o peito no impacto lateral de poste.
Também mostrou boa proteção para os ocupantes crianças e bons sistemas ADAS com um grande volume de unidades instaladas como padrão. A proteção passiva para pedestres foi boa para uma picape e, junto com a pontuação do AEB VRU, alcançou uma das maiores pontuações de proteção para pedestres no Latin NCAP até agora.
O Latin NCAP avalia a versão mais básica de equipamento de segurança passiva dos modelos e recomenda que os consumidores comprem as versões equipadas com as tecnologias ADAS que foram avaliadas e que apresentam bom desempenho.
“Parabenizamos a Mitsubishi por essa conquista. Com esse resultado, a Mitsubishi se torna o primeiro fabricante a oferecer aos consumidores uma picape cinco estrelas de acordo com os últimos protocolos de avaliação do Latin NCAP. Isso demonstra que os veículos de trabalho podem proporcionar altos níveis de segurança e obter classificações de cinco estrelas”, afirmou Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.