Falta pouco para o lançamento do novo Nissan Kicks no Brasil. E com isso, surgem mais informações sobre o modelo que será produzido e vendido localmente. Depois de inúmeros flagras, surge a informação de que a segunda geração do SUV compacto deve contar com o mesmo motor 1.0 turbo do Renault Kardian. As informações são da revista Autoesporte.
Ao que tudo indica, o motor HR10DDT da Horse – joint venture formada pela Renault, Nissan e Geely para produção e desenvolvimento de motores – pode equipar o novo Nissan Kicks no Brasil. Vale lembrar que, no Renault Kardian, o motor 1.0 turbo flex oferece 120/125 cv (gasolina/etanol) de potência e 200/220 Nm (g/e) de torque.
Oficialmente, a Nissan não confirma a informação. No entanto, também há rumores de que o motor 1.0, que hoje é produzido em São José dos Pinhais (PR) ao lado da fábrica da Renault, também talvez seja montado em Resende (RJ), de onde sairá a nova geração do Nissan Kicks. Com isso, ele pode ganhar alguns ajustes específicos para o Kicks, que tem um porte maior do que o do Kardian.
Nos EUA e no México, o novo Kicks é vendido com um motor 2.0 aspirado de 143 cv e 189 Nm, que substituiu o atual 1.6. Já o câmbio é sempre um automático do tipo CVT, e há versões com tração dianteira ou integral nas quatro rodas. No mercado brasileiro, o modelo terá apenas tração nas rodas da frente, e pode contar com o câmbio CVT ou com o automatizado de dupla embreagem e seis marchas do Renault Kardian.
O modelo vai ser o principal lançamento da marca japonesa no mercado brasileiro no ano que vem. O novo Kicks cresceu 5,6 cm em comprimento, 4,4 cm em entre-eixos, 4 cm em largura e 2 cm em altura, e traz design mais moderno e com linhas mais retas. O modelo conviverá com o atual Nissan Kicks, que será reestilizado e oferecido como opção de entrada.
O Kicks antigo também deve ganhar um novo nome, para se diferenciar da segunda geração. Por fora, o novo Nissan Kicks traz linhas retas na dianteira, principalmente na grade frontal de formato retangular e maior do que a atual. Ela é interligada aos faróis, que trazem assinatura visual em quatro LEDs horizontais. As rodas têm novo design e até 19".
Na traseira, as lanternas de LED têm formato de bumerangue. O teto tem efeito flutuante, e há a opção de pintura bicolor. No interior, a central multimídia tem tela de até 12,3" e é integrada ao painel digital, também de 12,3", em uma única moldura. O acabamento também traz materiais mais refinados.
Os preços devem ficar um pouco acima dos atuais. O novo Nissan Kicks será produzido em Resende (RJ), assim como o modelo vendido desde 2016 no Brasil, que deve perder as versões mais caras em breve. O lançamento no país deve ocorrer a partir do segundo trimestre do ano que vem, entre maio e junho.