O novo Porsche Macan já está no Brasil. Lançada globalmente em janeiro, a segunda geração do SUV acaba de chegar ao Brasil em quatro versões, todas com motorização elétrica. Com design renovado e até 470 kW (639 cv), o novo Porsche Macan vai conviver com a primeira geração do modelo, que será oferecida como opção aos consumidores que preferem os motores a combustão.
Comercializados como modelo 2025, o novo Macan estará disponível em 4 versões:
- Macan Electric – R$ 560.000
- Macan 4 Electric – R$ 580.000
- Macan 4S Electric – R$ 630.000
- Macan Turbo Electric – R$ 770.000
Essas quatro versões elétricas darão complementaridade à atual família de modelos a combustão, que é constituída de Macan (R$ 490.000), Macan T (R$ 540.000), Macan S (R$ 645.000) e Macan GTS (R$ 735.000). As primeiras unidades do novo Porsche Macan elétrico já estão sendo entregues nas concessionárias da marca alemã em todo o Brasil.
Por fora, o visual traz elementos que lembram bastante o Taycan, como o formato dos faróis de LED – que contam com luzes diurnas na parte superior e luzes principais no para-choque – e as lanternas interligadas na traseira. Com foco em aerodinâmica, o coeficiente de arrasto é de apenas 0,25, um número excelente para um SUV.
O novo Macan ainda conta com um spoiler traseiro adaptativo, aletas de refrigeração ativas nas entradas de ar dianteiras e coberturas flexíveis no assoalho totalmente vedado. Cortinas de ar abaixo do módulo do farol e a parte dianteira rebaixada otimizam o fluxo de ar. Na traseira, bordas laterais destacáveis e o difusor com aletas garantem eficiência aerodinâmica.
Visualmente, o novo Porsche Macan ainda oferece um pacote opcional de design off-road, que altera a geometria alterada do para-choque dianteiro, o que aumenta o ângulo de ataque para até 17,4 graus, dependendo do modelo. A distância livre do solo também pode ser elevada em 10 mm. Ainda há detalhes como o para-choque dianteiro, as saias laterais, os painéis do difusor e os trilhos do teto pintados na cor da carroceria ou em Cinza Vesúvio.
O modelo mede 4,79 m de comprimento, 1,93 m de largura e 1,62 m de altura. O entre-eixos é 8,6 cm maior do que o Macan original, e mede 2,98 m. As rodas são de até 22”. O porta-malas tem 540 litros de capacidade, e ainda há um compartimento frontal de 84 litros sob o capô dianteiro. A capacidade máxima de reboque é de 2.000 kg.
Por dentro, a posição dos ocupantes da frente ficou 2,8 cm mais baixa, dando um aspecto mais esportivo ao conduzir o novo Porsche Macan. O painel também se parece muito com os recentes lançamentos da marca alemã, e combina telas com comandos analógicos. Há três telas ao todo: painel digital de 12,6”, central multimídia de 10,9” e outra de 10,9” para o passageiro (opcional).
Feito sobre a nova plataforma modular Premium Platform Electric (PPE) do Grupo VW, o novo Porsche Macan tem versões com um ou dois motores. A configuração Electric, de entrada, conta com um motor elétrico traseiro com 250 kW (340 cv) de potência e até 265 kW (360 cv) com o overboost, e o torque máximo é de 563 Nm. A tração é traseira.
Com esse conjunto, o Macan vai de 0 a 100 km/h em 5,7 s e chega aos 220 km/h de velocidade máxima. O alcance é de até 443 km. Logo acima, a versão 4 Electric adiciona um motor dianteiro elétrico, o que eleva a potência para 284 kW (387 cv) – 300 kW (408 cv) no modo overboost do Launch Control – e o torque para 650 Nm.
Com isso, o 0 a 100 baixa para 5,2s, enquanto o alcance segue em 443 km. A tração, por sua vez, é integral nas quatro rodas. Da mesma forma, a versão 4S troca o motor elétrico traseiro e passa a contar com 330 kW (448 cv) com um curto overboost de potência para até 380 kW (516 cv). O torque é de 820 Nm, com um 0 a 100 km/h em 4,1 s e velocidade máxima de 240 km/h. O alcance é de 438 km.
Por fim, a nova versão Turbo é a de maior destaque na linha Macan. Em combinação com o Launch Control, o Macan Turbo Electric oferece até 470 kW (639 cv). O torque máximo é de 1.130 Nm. Com isso, a versão acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 s e chega a 260 km/h. O alcance é de 435 km, e ainda há bloqueio eletrônico do diferencial, suspensão a ar e eixo traseiro direcional (opcional).
Com suporte à recarga rápida, o novo Macan recupera até 80% da carga da bateria em apenas 21 minutos. Ao adquirir o modelo no Brasil, o comprador ganha um carregador doméstico de até 22 kW e o serviço de instalação e as despesas de mão de obra e materiais por cortesia da Porsche. Adicionalmente, ainda há um segundo carregador como item de série, para que o cliente possa instalá-lo em qualquer outro lugar de seu interesse.
Para carregamentos em estrada, a Porsche possui duas diferentes parcerias para instalação de 40 carregadores ultra rápidos em rodovias, em pontos selecionados pela marca alemã levando em conta os locais mais utilizados pelos clientes. Ao menos 30 já estão em operação, com o restante previsto para o início de 2025.
Os clientes ainda terão à disposição um voucher de R$ 3.000 para utilização da rede Shell Recharge, além da infraestrutura das concessionárias Porsche, que podem ser utilizados como pontos adicionais, equipados com carregadores de 350 Kw e 175 Kw. A garantia é de 4 anos para o veículo e 8 para bateria.
Dentre os equipamentos de série, a versão Macan 4 oferece Park Assist, bancos dianteiros com aquecimento e regulagens elétricas, teto panorâmico, suspensão pneumática adaptativa, faróis em LED, retrovisores externos e interno com escurecimento automático, assistente de manutenção em faixa e cruzamento, ar dual zone, carregador por indução e conectividade por Apple CarPlay.
Já o Macan Turbo ainda adiciona regulagens elétricas de 18 vias nos bancos dianteiros, Porsche Torque Vectoring Plus, freios com pinças vermelhas, Porsche Dynamic Light System Plus, pacote Sport Chrono, direção assistida plus, ACC, ar digital de quatro zonas, iluminação ambiente, cortina elétrica nos vidros laterais traseiros e sistema de som Bose.