Um dos carros mais icônicos da Renault está de volta. A montadora francesa revelou nesta semana o novo Renault 5 Turbo 3E. Com design inspirado pelos antigos Renault 5 Turbo e Turbo 2 dos anos 80, o novo modelo chega em produção limitada a 1.980 unidades e com motorização elétrica de 400 kW (544 cv).
Desenvolvido com o auxílio da divisão esportiva Alpine, o novo Renault 5 Turbo 3E foi pensado para ser o carro mais leve, ágil e performante possível. O resultado ficou excelente: dois motores elétricos traseiros de 200 kW cada, um peso de apenas 1.450 kg, 0 a 100 km/h pouco abaixo de 3,5 segundos, tração traseira e até 270 km/h de velocidade máxima. A potência combinada é de 544 cv e o torque (das rodas) é de 4.800 rpm.
Até por conta do baixo peso, o alcance é de mais de 400 km no ciclo europeu WLTP. O modelo ainda conta com baterias de 70 kWh e recupera de 15% a 80% da carga em apenas 15 min, ao utilizar carregadores ultrarrápidos de 350 kW. O novo Renault 5 Turbo 3E se posiciona entre o Renault 5 E-Tech elétrico e o Alpine A290.
Graças ao conjunto elétrico, o novo 5 Turbo 3E conta com uma relação peso/potência de apenas 2,7 kg/cv e ainda traz uma função ‘drift assist’ dedicada. A carroceria tem estrutura feita em fibra de carbono. Para as ultrapassagens, ainda há um botão especial no volante que dispara um adicional de potência. Ao todo, há 4 modos de condução.
Em relação ao visual, o novo Renault 5 Turbo 3E traz linhas em comum com os Renault 5 Turbo e Turbo 2 dos anos 80. Também são encontrados traços e componentes do recente Renault 5 E-Tech elétrico, como as lanternas traseiras e retrovisores externos, mas a ideia que norteou o projeto era fazer o renascimento do legado histórico destes dois modelos dos anos 80, mas com tecnologias atuais.
Trata-se da mesma estratégia utilizada pela Renault na concepção dos novos 5 E-Tech, 4 E-Tech e do futuro Twingo, que resgatam elementos históricos em uma abordagem retro futurista. Além disso, o novo Renault 5 Turbo 3E conta com elementos esportivos que auxiliam na aerodinâmica do carro, como os para-choques e para-lamas alargados.
O novo Renault 5 Turbo 3E utiliza uma plataforma inédita, desenvolvida especificamente para ele com uma arquitetura de tração traseira. Comparado com o Renault 5 E-Tech elétrico (3,92 m de comprimento e 2,54 m de distância entre eixos), o para-brisa foi recuado e o entre eixos aumentado (2,57 m), resultando em um comprimento de 4,08 m, largura de 2,03 m e altura de 1,38 m.
A frente do Renault 5 Turbo 3E mantém o mesmo layout de seus precursores, com faróis quadrados – agora com tecnologia LED – que se fundem nos cantos do capô, uma faixa estreita com três seções centrais e dois faróis também quadrados, anteriormente de longo alcance e agora substituídos por faróis de rodagem diurna de LED. Também há entradas de ar funcionais no para-choque e nas laterais, difusores e saias laterais. As rodas são de 20”.
No interior, o novo Renault 5 Turbo 3E tem apenas 2 portas e 2 lugares. A bateria também fica localizada embaixo do assoalho do carro. Também há bancos do tipo concha equipados com cintos de segurança de 6 pontos, componentes produzidos em sua maioria em carbono para reduzir o peso do veículo, bancos e painel revestidos em Alcantara e freio de mão vertical do tipo rali.
Também há um painel digital de 10,1’’ e uma central multimídia de 10,25’’, que apresentam as informações de condução, navegação e multimídia por meio de uma interface que presta uma homenagem ao painel dos modelos Renault 5 Turbo e Turbo 2 originais, além de sistema Google integrado.
O Renault 5 Turbo 3E estará disponível com várias opções de cores externas e internas, algumas delas remetendo ao visual dos modelos originais, como os tons Vermelho Grenade ou o visual de competição ‘Tour de Corse 1982’, que mescla as cores amarelo, branco e preto. Ainda será possível personalizar o hot hatch por dentro e por fora, incluindo diferentes cores para os revestimentos internos.
O Renault 5 Turbo 3E será comercializado em vários mercados-chave como Europa, Oriente Médio, Japão e Austrália, em 1.980 unidades – número que presta uma homenagem ao ano de comercialização do Renault 5 Turbo –, todas numeradas. Os clientes também terão a opção de escolher o número da placa no momento do pedido. A pré-venda se inicia nas próximas semanas e as primeiras entregas acontecem em 2027.