Totalmente renovado, o novo Nissan Sentra oferece conforto e espaço para condutor e passageiros. O modelo, lançado em outubro de 2013, galgou posições e agora briga com os consagrados Honda Civic, Toyota Corolla e Chevrolet Cruze.
Com preços entre R$ 62.190 e R$ 73.490, a renovação quase duplicou as vendas do modelo, em relação ao anterior. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), no mês de abril o Sentra emplacou 1.481 unidades, volume 90% maior ante mesmo mês do ano passado, enquanto o mercado em geral teve queda.
No mês passado, o Novo Sentra ficou atrás apenas dos concorrentes Honda Civic e Toyota Corolla em sua categoria. No entanto, para consolidar a posição, ele ainda precisa reduzir a diferença de 2,5 mil unidades no acumulado do ano para o Chevrolet Cruze, que ainda mantém a terceira posição. Volkswagen Jetta e Renault Fluence completam os cinco primeiros colocados na categoria.
Entenda o crescimento nas vendas
Com visual renovado – que lembra um pouco o desenho do sedã superior Altima -, o carro ficou um pouco mais ousado, mas continua com ar de “carro de tiozão”. O modelo leva em conta um dos principais conceitos de sedãs: veículos pensados para oferecer mais conforto e espaço, além de um porta-malas que não deixa a desejar.
As novas linhas da carroceria permitiram que a traseira fosse estendida, o que aumentou a capacidade do porta-malas em 61 litros (passando para 503 litros), sem perder espaço interno. O entre eixos de 2,70 metros aumentou o espaço para passageiros do banco traseiro, permitindo que uma pessoa de 1,80 metro se acomode tranquilamente.
Para o bom conforto na condução, os bancos de couro com ajuste de altura e coluna de direção oferecem praticidade. Ao volante, o carro apresenta bom desempenho com o motor 2.0 L 16V Flex, que responde bem à aceleração e facilita ultrapassagens na pista, mesmo em subidas.
O câmbio automático continuamente variável (CVT) favorece o desempenho do motor de 140 cavalos, deixando a direção prazerosa, mesmo em viagens extremamente longas. Com o pé no fundo, a rotação se mantém elevada e a ausência de trancos devido ao câmbio CVT é agradável. Outro ponto positivo para o Sentra no momento da aceleração está relacionado aos ruídos, que não incomodam dentro do veículo.
O consumo é razoável para um carro com motor 2.0 L. O modelo testado pelo Terra percorreu, em média, 6,8 km/l com gasolina dentro da cidade. Já na estrada, a média do consumo aumentou para 10,8 km/l – também com gasolina. A suspensão do carro recebeu um reforço na barra traseira, o que reduz o efeito da trepidação dentro do veículo.
Itens e conforto
O Novo Sentra inclui desde a versão S (de entrada) aberturas internas da tampa do combustível e do porta-malas (esta última por meio de botão no painel), retrovisores externos com regulagem elétrica, vidros dianteiros e traseiros elétricos com função um toque para o motorista, computador de bordo com consumo médio, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, temperatura externa e aviso de abertura das portas.
A versão 2.0 SL (testada pelo Terra) traz ainda teto solar, retrovisor interno eletrocrômico e controlador automático de velocidade de cruzeiro (também disponível para a versão intermediária 2.0 SV). Uma comodidade mantida em todas as versões é a chave presencial I-Key – basta mantê-la no bolso e aproximar-se das maçanetas para abrir o carro, além de liga-lo por meio do botão Start/Stop. O carro testado ainda possui acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular), airbags laterais e de cortina (6 no total) e sensor de estacionamento que atua em conjunto com a câmera de ré.