A linha Nissan ficará maior no Brasil em breve. De olho no segmento de SUVs compactos formado pelo Fiat Pulse, Renault Kardian e futuramente pelo VW Tera, a montadora japonesa prepara o lançamento de um SUV inédito no Brasil, que foi flagrado em testes pela primeira vez nesta semana próximo à cidade de São Paulo (SP). Ainda em fase de desenvolvimento, o novo SUV deve chegar ao mercado em 2026.
As imagens foram publicadas pelo perfil Placa Verde (@placaverde), no Instagram, e são da autoria de Luciene Costa (@lucosta.silva). Durante o lançamento do Kicks Play em fevereiro, o presidente da Nissan no país, Gonzalo Ibarzábal, confirmou que a marca prepara o lançamento de um novo SUV no Brasil até meados do ano que vem. O novo modelo será posicionado abaixo do novo Kicks, que será lançado entre abril e maio.
Sem revelar muitos detalhes, o executivo adiantou que a novidade deve chegar ao mercado até o fim do próximo ano fiscal do Japão, que termina em março do ano que vem. O novo modelo será produzido em Resende (RJ), junto ao novo Nissan Kicks. Ao contrário dos rumores que tratavam de uma possível vinda do Nissan Magnite ao Brasil, o novo SUV será um produto inédito.
Ele deve ser o substituto do Kicks Play, que nada mais é do que o atual Kicks com menos versões e com foco em custo-benefício. O modelo inédito faz parte do atual ciclo de investimentos de R$ 2,8 bilhões da Nissan no Brasil. Como a segunda geração do Kicks ficou maior e mais refinada, o novo modelo não brigaria diretamente com o best-seller da marca japonesa.
Ainda sem nome definido, o novo SUV compacto da Nissan terá porte semelhante ao do Renault Kardian, modelo com o qual vai compartilhar a plataforma modular CMF-B, que também será utilizada pelo novo Kicks. O visual, no entanto, será inédito. O design deve ser inspirado em modelos maiores, como o próprio Kicks e o Qashqai europeu.
O novo SUV da Nissan deve ter cerca de 4,10 m de comprimento, e será exportado para outros mercados da América Latina, incluindo o México. Sob o capô, o novo modelo deve ser equipado com o motor 1.0 turbo flex da Horse, que será produzido pela Nissan em Resende (RJ). No Renault Kardian, o motor oferece 125 cv e 220 Nm.
No entanto, a variante da Nissan deve contar com algumas especificações exclusivas, que podem mudar os números finais de potência e torque. Já o câmbio pode ser o automatizado de dupla embreagem e seis marchas do Kardian, ou um automático do tipo CVT, como no atual Kicks. Os preços devem ficar na média do segmento.