A linha de SUVs da Volkswagen terá uma novidade importante nos próximos meses na Europa. Trata-se da segunda geração do T-Roc, um SUV médio derivado do Golf, que acaba de aparecer em fotos vazadas na internet. Distante do Brasil, o novo Volkswagen T-Roc deve servir de inspiração para o novo Tera, que chega ao mercado brasileiro em março deste ano.
Lançado em 2017, o primeiro Volkswagen T-Roc se tornou um dos carros mais vendidos da marca alemã na Europa, onde ganhou até mesmo uma curiosa versão conversível. A nova geração do T-Roc será feita sobre a plataforma MQB Evo, a mesma base do Golf de oitava geração. O modelo atual é feito sobre a MQB A1, a mesma base do Taos e Jetta.
O design mudará bastante, e passa a ser inspirado na terceira geração do Tiguan europeu. Na dianteira, os faróis de LED terão formato fino, e são interligados por uma barra horizontal iluminada. A grade dianteira terá grandes dimensões na parte inferior do para-choque, e não é ligada aos faróis como no modelo atual.
Na lateral, as rodas são novas, enquanto as portas trazem vincos marcantes na região dos faróis e das lanternas. As maçanetas parecem ser as mesmas do Tiguan, enquanto a área envidraçada e o caimento da carroceria lembram o T-Roc original. Na traseira, as lanternas em LED serão interligadas, com a placa localizada no para-choque.
As imagens do flagra parecem ter sido feitas da central multimídia do novo SUV, mas não há fotos do interior. Por falar em design interno, o novo Volkswagen T-Roc deve ter novamente um layout inspirado nos modelos mais recentes da marca, com destaque para a central multimídia e linhas horizontais.
Lançada em 2020, a versão conversível não terá uma nova geração, e será feita até 2027 na Alemanha. Sob o capô, a nova geração do Volkswagen T-Roc deve contar sempre com algum tipo de eletrificação, desde opções micro-híbridas até híbridas plug-in. Os preços devem permanecer no patamar atual.
O novo Volkswagen T-Roc deve inspirar grande parte das linhas do Tera nacional, que será lançado em breve no mercado brasileiro. O modelo nacional, no entanto, terá porte menor, com dimensões semelhantes às do Polo. Já o T-Roc tem poucas chances de chegar ao Brasil, uma vez que o modelo brigaria diretamente com o T-Cross, Nivus e Taos no mercado brasileiro.