Novo SUV da Volkswagen é flagrado em testes e chega em 2025

Previsto para 2025, novo SUV da Volkswagen é flagrado em testes na cidade de Taubaté (SP); modelo será menor que Nivus e terá nome inédito

26 set 2024 - 06h01
Novo SUV nacional da Volkswagen em testes em Taubaté (SP)
Novo SUV nacional da Volkswagen em testes em Taubaté (SP)
Foto: Reprodução/@placaverde Instagram

O novo SUV compacto da Volkswagen deu novamente as caras antes do lançamento. Depois de uma presença ilustre no Rock in Rio, o VW 246 foi flagrado em testes próximo à fábrica da marca alemã em Taubaté (SP), onde ele será produzido. Ainda sem o nome revelado, o novo SUV da Volkswagen será lançado em 2025 e faz parte da ofensiva de 16 lançamentos da marca no país. 

As imagens foram publicadas pela página Placa Verde (@placaverde), no Instagram, e são de autoria de Joddy Luiz. Como é possível ver, o novo SUV da Volkswagen ainda roda com bastante camuflagem. Apesar disso, a marca alemã já começa a divulgar algumas informações sobre o seu novo modelo.

Publicidade
Novo SUV nacional da Volkswagen em testes em Taubaté (SP)
Foto: Reprodução/@placaverde Instagram

O nome do inédito SUV urbano da Volkswagen já está decidido, mas ainda será revelado. A marca até fez uma ação interativa durante o Rock in Rio, mas ainda não divulgou o batismo do SUV, que terá um nome de até cinco letras. De qualquer forma, o novo SUV da Volkswagen não se chamará Gol.

Esse nome não será utilizado no novo carro, pois é associado a um modelo que era de outro segmento (hatch) e que o público jovem associa com um produto ultrapassado. O design foi projetado no Brasil, e de acordo com a própria Volkswagen, a filial brasileira teve bastante autonomia para elaborar as linhas do novo modelo.

Teaser oficial do novo SUV da Volkswagen (imagem clareada)
Foto: João Buffon/Guia do Carro/VW Divulgação

⁠Uma unidade em Clay foi mostrada no estande da Volkswagen no evento-teste do Rock in Rio, com uma cortina de led camuflando o visual. A marca também divulgou um teaser oficial do novo SUV. Os faróis de led serão os mesmos do novo Nivus, que chega ainda este ano, com leve mudança na assinatura visual. 

A lateral terá linha de cintura ascendente. A grade frontal e o para-choque são inspirados no Tiguan europeu. O SUV nacional tem ainda lanternas em led interligadas por uma barra horizontal (sem iluminação) na traseira, e placa no para-choque. O interior será totalmente novo, dentro do padrão da marca, mas ainda não foi revelado. 

Publicidade
Inédito SUV da Volkswagen foi mostrado em clay, porém com luzes de led dificultando a visão
Foto: João Buffon / Guia do Carro

As rodas de liga-leve da unidade mostrada no Rock in Rio são de 17", o que indica que o SUV deve ter medidas até esse aro. No teto, há barras longitudinais, mas não é possível cravar se a peça é meramente estética ou funcional. Já a coluna "C" é larga e traz um vinco que acompanha as portas até o vidro traseiro.

O novo SUV da Volkswagen será concorrente de modelos como Fiat Pulse e Renault Kardian, com porte menor do que o Nivus. Ele será fabricado na plataforma MQB-A0, que é uma variação da MQB dos modelos T-Cross, Virtus, Nivus e Polo. Ele é desenvolvido em parceria com a montadora tcheca Skoda, que faz parte do Grupo Volkswagen. 

Modelo em clay do novo SUV da Volkswagen: traseira terá lanternas interligadas
Foto: João Buffon / Guia do Carro

Até por isso, o novo SUV nacional terá um parentesco com o SUV compacto da Skoda que será vendido na Índia. A versão da Volkswagen terá design inédito, trocando todas as peças de estamparia e mantendo apenas as dimensões gerais. Para efeito de comparação, o Skoda Fabia mede 4,10 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,45 m de altura. O entre-eixos é de 2,56 m, o mesmo do Polo. 

Sob o capô, o inédito SUV urbano (ou CUV, Crossover Urban Vehicle) deve contar apenas com o motor 1.0 TSI de 116 cv de potência e 165 Nm de torque. A transmissão será automática de 6 marchas, ou manual de 5 marchas, repetindo o conjunto utilizado pelo Polo. 

Publicidade

Há rumores de que o modelo também possa trazer o motor 1.0 TSI de 128 cv e 200 Nm nas versões mais caras. No entanto, ele não terá motores aspirados para não brigar com o Polo e Polo Track. Além disso, o novo modelo também não deve custar menos do que as configurações mais baratas do Polo, na faixa dos R$ 90.000. Caso chegasse hoje ao mercado, os preços deveriam vir na faixa de R$ 100.000 a R$ 130.000.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se