Novo Toyota Corolla híbrido plug-in aumentará opção para o Brasil

Nova geração do Toyota Corolla terá dois tipos de hibridização e dará mais opções para montadora japonesa enfrentar o BYD King

8 jan 2025 - 12h43
Projeção da próxima geração do Toyota Corolla feita pelo site Top Electric SUV
Projeção da próxima geração do Toyota Corolla feita pelo site Top Electric SUV
Foto: Top Electric SUV / Guia do Carro

Ainda não será dessa vez que o Toyota Corolla ganhará uma versão elétrica, mas ainda assim dará um importante passo na melhoria de sua eletrificação. Segundo informações da mídia especializada mundial, a nova geração do Toyota Corolla terá uma versão híbrida plug-in, ou seja, poderá ser carregado na tomada e rodar em modo 100% elétrico.

O sistema atual, híbrido full, autorrecarregável, continuará dispóonível no Toyota Corolla 2026, que será apresentado no final de 2025. A Toyota mantém o design em segredo, mas surgem projeções mostrando a parte frontal mais alinhada com os carros da atual geração de eletrificados.

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O Toyota Corolla 2026 ganhará novos motores a combustão 1.5 e 2.0. O motor 1.5 poderá ter 130 cv ou 180 cv e será utilizado para as versões híbridas. O 2.0 poderá ter mais de 400 cv para equipar o sedã esportivo GR Corolla.

Atualmente, o Corolla híbrido usa um motor 1.8 flex de apenas 101/98 cv (etanol/gasolina) associado a dois motores elétricos que somam 72 cv. A potência combinada é de 122 cv. Essa potência é considerada baixa e, por isso, o Toyota Corolla HEV tem perdido espaço no Brasil para o BYD King.

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O sedã chinês, um híbrido plug-in de 235 cv – 110 cv do motor a combustão e 197 cv do motor elétrico – superou o modelo japonês por 548 vendas em 2024, seu primeiro ano de mercado. Segundo a Cavalcante Consultores, foram 4.935 vendas do BYD King PHEV e 4.387 do Toyota Corolla HEV.

A Toyota costuma ser bastante conservadora em suas decisões e a tendência é que continue apostando no sistema híbrido flex HEV, com melhorias. Mas, como o mercado já mostrou, os executivos de Sorocaba (SP) agora podem – e devem – considerar a opção do Corolla híbrido plug-in para manter o modelo competitivo.

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Num primeiro momento, o Toyota Corolla híbrido plug-in deverá ser vendido nos países com mercado mais adiantado na eletrificação, como China, Europa e Estados Unidos. Mas, para o final desta década ou início da próxima, a estreia do Corolla PHEV no Brasil deve ser considerada. 

Outro item que ajudará o novo Toyota Corolla será a distância entre eixos ampliada para além dos atuais 2,700 m, pois o BYD King tem 2,718 m. A base do carro será maior justamente para abrigar bateria de maior capacidade.

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