O Volkswagen Tera tem planos ambiciosos para o Brasil. Principal novidade da marca alemã no país em 2025, o modelo inédito deve chegar ao mercado em março e deve contar com o motor 1.0 flex aspirado de 84 cv do Polo Track em suas versões de entrada. E o motivo é a busca pela liderança no segmento de SUVs compactos. As informações são da revista Autoesporte.
Com base em documentos vazados e em flagras mais recentes do modelo, a revista adiantou que o novo Volkswagen Tera deve contar com o motor 1.0 aspirado de 77/84 cv (gasolina/etanol) e 94/120 Nm (g/e) do Polo e Polo Track na versão de entrada, que se chamará MPI. Neste caso, o câmbio será um manual de cinco marchas.
O plano é fazer do novo Volkswagen Tera um dos SUVs mais em conta do Brasil, algo semelhante ao que a Citroën fez com o Basalt, que oferece o motor 1.0 Firefly de 75 cv na versão de entrada. A versão de entrada do Tera vai contar com calotas e acabamento mais simples. Logo acima, as demais versões do VW Tera devem contar com o motor 1.0 turbo flex de 109/116 cv (g/e) e 165 Nm, também do Polo.
No entanto, esse motor deve ser associado a um câmbio manual de cinco marchas ou a um automático de seis marchas, dependendo da versão. Os valores das versões turbinadas devem ficar um pouco acima dos preços do Fiat Pulse e do Renault Kardian. O Volkswagen Tera também será vendido em outros países da América Latina, sempre com produção em Taubaté (SP).
O modelo compartilha a plataforma MQB-A0 com o Polo, T-Cross, Nivus e Virtus. O design foi projetado no Brasil, e terá linhas inspiradas nos SUVs europeus da montadora. Na dianteira, os faróis de led serão os mesmos do novo Nivus, mas com diferenças na assinatura visual.
A lateral terá linha de cintura ascendente e rodas de até 17”. A grade frontal e o para-choque são inspirados no Tiguan europeu. Na traseira, as lanternas em LED interligadas por uma barra horizontal sem iluminação, e a placa ficará no para-choque. O interior será totalmente novo, dentro do padrão da marca, mas ainda não foi revelado.