Os próximos anos da Volkswagen do Brasil serão bem agitados. Até 2028, a marca alemã pretende lançar 16 novos carros e vai investir R$ 16 bilhões no país. Confira como pode ficar a linha de modelos da marca alemã no Brasil no futuro e quais são os possíveis lançamentos que devem chegar ao mercado nos próximos meses.
Atualmente, a Volkswagen conta em seu portfólio com os modelos Polo Track, Polo, Virtus, Jetta, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan Allspace, Saveiro e Amarok. Além disso, a marca alemã ainda oferece os elétricos ID.4 e ID.Buzz exclusivamente no programa de assinaturas Sign & Drive. Com exceção da Saveiro, todos os modelos são produtos globais.
Do total de 16 lançamentos, a marca já apresentou quatro modelos: Amarok, T-Cross e Nivus reestilizados e o novíssimo Tera. Além disso, a Volks também já confirmou a chegada dos novos Jetta GLI, Nivus GTS e Golf GTI para 2025 no Brasil, e uma picape inédita que será produzida em São José dos Pinhais (PR). Ou seja, já temos oito dos 16 carros revelados.
Restam oito. Dentre os praticamente confirmados, estão a nova geração do Tiguan, que virá do México, além do facelift do Taos, que deve chegar até o fim deste ano ao Brasil. Isso sem falar nas próximas gerações do T-Cross e Nivus, que vão utilizar a nova plataforma MQB Hybrid. Eles devem ser os primeiros híbridos nacionais da Volkswagen. Já o Polo deve perder algumas versões com a chegada do Tera e pode ser unificado no lineup da marca com a versão Track.
Por outro lado, o segmento de picapes médias terá a estreia da nova geração da Amarok para a América Latina, que será baseada na chinesa Maxus T90. Sobram três. Ainda no campo de especulações, a marca alemã pode trazer mais modelos elétricos da linha ID, uma reestilização do Virtus atual e por que não, uma nova picape compacta para suceder a atual Saveiro, como especulamos na última semana.
Para efeito de comparação, o nosso exercício vai até 2028, ano em que termina o atual ciclo de investimentos da Volkswagen no Brasil. Também selecionamos os modelos com maior potencial de vendas no país. Para ilustrar os novos modelos globais, utilizamos as imagens de conceitos e modelos já vendidos no pela marca no exterior. Confira como pode ficar a nova linha da Volks:
De qualquer forma, essa projeção ainda pode ter mudanças nos próximos anos. Fatores como a cotação cambial e a carga tributária podem influenciar na chegada de algum dos modelos, ou na mudança de estratégia da montadora. Seja como for, os próximos anos da Volkswagen no Brasil serão bem agitados.
Siga o Guia do Carro no YouTube