Novos VW T-Cross e Nivus podem trazer sistema híbrido igual ao do Corolla

Novas gerações dos Volkswagen T-Cross e Nivus devem trazer a plataforma MQB Hybrid e terão motor 1.5 turbo flex com sistema híbrido pleno

13 abr 2025 - 05h59
Novo Volkswagen T-Cross Extreme 2026
Novo Volkswagen T-Cross Extreme 2026
Foto: VW/Divulgação

Ao que tudo indica, os Volkswagen T-Cross e Nivus terão novidades importantes nos próximos anos. De acordo com os rumores mais recentes, as novas gerações dos SUVs serão produzidas em São Bernardo do Campo (SP) e devem contar com um sistema híbrido pleno (HEV), semelhante ao utilizado pelos Toyota Corolla e Corolla Cross no Brasil. Os dois modelos devem chegar ao mercado a partir do ano que vem ou 2027.

Os novos T-Cross e Nivus terão a nova plataforma MQB Hybrid, que equipará os carros eletrificados da marca fabricados no Brasil. A nova base será uma evolução da MQB-A1 (também conhecida como MQB 37) usada pelo Golf de sétima geração, que é maior do que a MQB-A0 do Polo, Virtus, T-Cross, Nivus e do futuro Tera. 

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Novo Volkswagen T-Cross Extreme 2026
Foto: VW/Divulgação

Recentemente, a revista Autoesporte obteve um documento que afirma que o primeiro deles é tratado internamente como o novo T-Cross, que chega entre 2026 e 2027. Já o segundo será um SUV cupê, o que indica ser o sucessor do Nivus, que será lançado até 2028. Ambos terão um sistema eletrificado do tipo híbrido pleno, capaz de tracionar as rodas apenas com o motor elétrico.

A base MQB-A1, que é utilizada atualmente pelo Jetta e Taos, ganhará uma nova arquitetura eletrônica mais moderna, permitindo a instalação de sistemas híbridos e itens de segurança mais avançados. Essa atualização teria custo menor do que implementar a plataforma MQB Evo do Golf de oitava geração, que é utilizada na Europa.

VW Nivus GTS 2025
Foto: Divulgação VW

Outra vantagem da nova base seria a largura maior, permitindo o ganho de porte dos modelos nacionais, uma vez que a base MQB-A0 não comporta sistemas híbridos avançados e tem porte menor. Os detalhes sobre os dois modelos ainda são escassos, mas ambos os modelos devem crescer em dimensões, principalmente em largura. 

No entanto, eles não deixarão o segmento de SUVs compactos. O visual deve ter inspiração nos novos SUVs europeus da Volks, como a segunda geração do T-Roc, que será revelada nos próximos meses, e os novos Tiguan e Tayron. Também são esperadas melhorias no acabamento, um dos pontos mais criticados da dupla. 

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Novo Volkswagen Nivus GTS aparece em comercial da marca
Foto: VW/Divulgação

Sob o capô, os novos T-Cross e Nivus devem contar com o motor 1.5 eTSI Evo2 de 150 cv e 250 Nm em versão flex. Na Europa, o motor 1.5 TSI também conta com diferentes níveis de hibridização, chegando a até 272 cv com um sistema híbrido plug-in. No Brasil, eles podem ter opções com um sistema micro-híbrido de 48V, tanto nas versões 1.5 como nas 1.0 turbo, e híbridas plenas com o motor 1.5 turbo.

Além disso, o novo motor também conta com recursos como a desativação de cilindros – o que ajuda a economizar combustível – assim como a opção de turbos de geometria variável. Os sistemas híbridos permitirão até o desligamento do motor a combustão em algumas situações de condução. Já a transmissão pode ser o automatizado DSG de dupla embreagem e sete marchas, ou um automático convencional de oito velocidades.

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