Marcas de luxo e tecnologia do Grupo Chery chegam ao país com propostas distintas: a primeira quer conquistar o público mais jovem; a segunda pretende encantar pelo bom nível de tecnologia
A dupla Omoda & Jaecoo está pronta para fazer sua estreia oficial no Brasil, no próximo dia 15, e promete agitar o mercado de SUVs eletrificados. As marcas, criada em 2022, é uma divisão global da Chery e chega ao país com planos ambiciosos: crescer rapidamente no segmento de SUVs, com design futurista, bom nível de tecnologia e proposta de mobilidade sustentável.
Os primeiros lançamentos da empresa no mercado brasileiro serão o Jaecoo 7 e o Omoda 5. O Jaecoo é um SUV médio híbrida plug-in (PHEV). A proposta é clara: encarar de frente modelos já consolidados como Jeep Compass, BYD Song Plus e GWM Haval H6 PHEV, entre outros.
A pré-venda começa no dia 15 e a estreia, assim como as entregas, estão previstas para acontecer até o fim do segundo trimestre de 2025.
Apesar de nova, a O&J já tem presença em mais de 40 países e teve rápida expansão na Europa, Ásia e América Latina. A empresa opera com duas submarcas: Omoda, com pegada mais "jovem, futurista e urbana"; e Jaecoo, com estilo mais aventureiro, foco em sofisticação, robustez e tecnologia off-road.
A sede nacional da empresa será em São Paulo e, por ora, a operação vai seguir o modelo de importação. A marca já confirmou que terá rede própria de concessionárias nas principais capitais e um ecossistema digital completo, com foco em experiência do cliente, conectividade e pós-venda qualificado.
O plano é lançar ao menos quatro modelos entre 2025 e 2026, entre híbridos plug-in e 100% elétricos, mirando o consumidor tradicional e o público mais jovem que busca design e inovação. A meta também é fabricar carros no Brasil - e por isso há negociações por uma parte do terreno da Caoa Chery em Jacareí (SP), onde existe uma fábrica do grupo, que está desativada.
A aposta é capturar um público que quer migrar dos modelos tradicionais a combustão para uma solução mais sustentável e conectada, sem abrir mão do conforto, da performance e do status.
Por que a O&J quer mudar o jogo da mobilidade no Brasil?
A mobilidade vem mudando - e isso vem acontecendo muito rápido nos últimos anos. É nesse cenário de transição energética, digitalização e novos hábitos de consumo que a Omoda & Jaecoo pretende atuar: no espaço estratégico no segmento de SUVs eletrificados, mirando consumidores conectados, exigentes e atentos ao impacto ambiental da sua escolha de mobilidade.
A chegada da empresa reforça o movimento de transformação profunda que o setor automotivo vive no Brasil. Se antes o carro era apenas um meio de transporte, agora ele é parte de um ecossistema maior - conectado, eficiente e cada vez mais limpo. As marcas que entenderem isso primeiro sairão na frente.