A Chevrolet completa 100 anos de atuação no Brasil em 2025. Para comemorar, a marca norte-americana terá cinco lançamentos no ano que vem. Fizemos uma lista com os possíveis produtos. Entre reestilizações e veículos inéditos, há dois chamarizes: a primeira mudança visual na linha Onix (hatch e sedã) e a inédita motorização híbrida flex, que deve surgir inicialmente no SUV Tracker.
A General Motors vai investir R$ 7 bilhões no Brasil entre 2024 e 2028, sendo R$ 5,5 bilhões para o estado de São Paulo com modernização das fábricas de São Caetano do Sul e São José dos Campos, além do centro de tecnologia.
Haverá mudanças na motorização. Para se adequar às novas regras de consumo e emissões, o motor três cilindros 1.0 turbo terá injeção direta de combustível. Além de ficar mais econômico, haverá ganho de potência, que deve saltar dos atuais 116 cv para pouco mais de 120 cv - o torque, por sua vez, também terá um acréscimo e pode chegar perto dos 20 kgfm (atualmente são 16,8 kgfm).
A opção híbrida leve deste motor 1.0 turboflex deverá ficar para um segundo momento.
Vamos aos carros
Chevrolet Tracker 2026 híbrido flex
Terceiro SUV mais vendido do Brasil, o Chevrolet Tracker também vai se alinhar à estética dos recentes modelos da marca lançados por aqui. Para isso, terá um novo conjunto óptico, em dois andares - em cima, as luzes diurnas de LEDs (DRL) e, logo abaixo, os faróis de posição. A traseira deve passar por menos alterações e ter apenas uma nova disposição de luzes.
O utilitário deve ser o primeiro produto híbrido flex da GM. De acordo com o site Autos Segredos, o conhecido motor 1.2 turbo de 133 cv vai ter ajuda de um pequeno sistema de 48V, um pouquinho mais sofisticado que o de conjunto de 12V dos Fiat Pulse e Fastback híbridos.
E o sistema ajuda parcialmente (e momentaneamente) o conjunto a combustão, criando maior potência e torque em situações específicas, reduzindo o esforço do motor, e economizando combustível. E, decerto, também receberá injeção direta de combustível.
Chevrolet elétrico chinês
Para fazer frente às atuais e futuras marcas chinesas no Brasil, a GM vai usar uma arma oriental. Parceira de longa data da SAIC na China, a montadora norte-americana vai trazer um SUV elétrico compacto que, inclusive, já foi flagrado camuflado pela ruas brasileiras.
O Baojun Yep Plus é um mini utilitário de 4 metros de comprimento e 2,56 m de entre-eixos - é menor que o VW Nivus, por exemplo. O modelo tem bateria de 41,9 kWh e motor com pouco mais de 100 cv. Autonomia é de cerca de 400 km, conforme o padrão chinês (CLTC).
Além do Yep Plus, a GM testa outro SUV chinês, o Wuling Starlight S. Com 4,74 m de comprimento e 2,80 m de distância entre-eixos, é maior, com porte médio, e dispões de versões 100% elétrica e híbrida plug-in (PHEV). Ou seja, pode ser um excelente e inesperado rival para chineses híbridos como Haval H6 e BYD Song Plus e Song Pro. A ver.
Silverado renovada
É esperado também que haja alguma atualização na linha da picape grande Silverado. Duas opções são congitadas. A primeira é a Z71, de apelo mais esportivo e voltada ao off-road.
A segunda é a variante elétrica, que traz números estrondosos. Na versão topo de linha nos Estados Unidos, a Silverado EV tem quase 800 cv, bateria de mais de 200 kWh e autonomia de quase 800 km. São 680 kg de capacidade de carga.
A probabilidade, no entanto, é pequena. Afinal, a caminhonete elétrica custa entre US$ 80 mil e US$ 100 mil no mercado norte-americano. Com a disparada recente da moeda norte-americana, talvez fique inviável o preço em solo brasileiro.
SUV inédito de entrada
Para o fim de 2025, a GM prepara uma grande novidade. A montadora deve lançar um SUV de entrada inédito, que será feito sobre a base da linha Onix na fábrica de Gravataí (RS). Para isso, vai investir R$ 1,2 bilhão na planta como parte dos R$ 7 bilhões que serão aplicados até 2028. Ou seja, o novo modelo disputará vendas com Fiat Pulse e Renault Kardian e com o futuro Volkswagen Tera.
O "Projeto Carbon", revelado pelo Autos Segredos, terá dianteira, traseira e interior diferentes dos da linha Onix. Por exemplo, o SUV terá capô mais alto e novos painel frontal e para-lamas, para ter um visual mais robusto. Já o desenho terá a nova identidade visual da marca, com os faróis divididos e as luzes diurnas de LEDs na parte superior.
Onix e Onix Plus
Assim, o cronograma previsto é o seguinte: neste semestre, a GM prepara a fábrica de Gravataí para produzir os novos Onix e Onix Plus, que chegam logo no início de 2025; em seguida, faz a reestilização do Tracker para, então, iniciar o processo de finalização do novo modelo.