As vendas de veículos novos no Brasil em novembro até sexta-feira recuaram 8,25% na comparação com o mesmo período de outubro, diante de um período menor de licenciamentos e apesar de campanhas promocionais promovidas pelo setor, segundo dados preliminares fornecidos por uma fonte do setor à Reuters nesta segunda-feira.
As vendas em novembro até sexta-feira, dia 29, somaram 302,97 mil veículos, o que corresponde a uma média diária de 15.148 unidades, considerando 20 dias úteis no período. Porém, como os principais mercados do País — São Paulo e Rio de Janeiro — tiveram um dia útil a menos, devido ao feriado da Consciência Negra em 20 de novembro, a média por dia útil seria um pouco maior, de 15.945 unidades.
Do total vendido até sexta em novembro, 218,3 mil foram automóveis, 70,3 mil comerciais leves, 11,5 mil caminhões e 2,9 mil ônibus, disse a fonte, que pediu para não ser identificada.
Na comparação com o mesmo período de novembro do ano passado, as vendas subiram 3,2 por cento.
No acumulado do ano até sexta-feira, as vendas somam 3,413 milhões de veículos, ligeiramente abaixo dos 3,442 milhões acumulados de janeiro a novembro de 2012.
A Anfavea, entidade que representa as montadoras de veículos, espera um crescimento de 1 a 2 por cento nas vendas este ano, para uma faixa entre 3,840 milhões e 3,880 milhões de unidades, o que pode marcar o sétimo recorde anual consecutivo.
Para atingir o piso da projeção do setor, as vendas no precisam atingir cerca de 427 mil veículos restante de 2013. O recorde histórico de vendas em um único mês ocorreu em agosto do ano passado, a 420 mil unidades.