Um dos modelos mais esperados na Toyota atualmente é o SUV compacto Yaris Cross, primeira entrada da marca nesse segmento no Brasil.
A novidade - que deverá chegar para brigar com nomes como Volkswagen T-Cross, Peugeot 2008, Honda HR-V, Jeep Renegade, Fiat Pulse e Fastback, Nissan Kicks, Renault Kardian, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta - virá em mais de uma versão além da híbrida: a flex.
Durante entrevista concedida aos colegas do CBN Autoesporte, Roberto Raun, diretor de comunicação da Toyota, afirmou que duas motorizações são a intenção da marca.
"Nossos próximos modelos terão sim a tecnologia híbrida flex. Os carros produzidos no Brasil têm que atender o mercado de forma mais ampla. Então, consideramos também a motorização flex", afirmou.
Isso se traduz na oferta de um motor aspirado flex para o novo SUV compacto, bem como a presença de uma unidade híbrida, também flex. É possível que o modelo mantenha o 1.5 aspirado de 110 cv e 14,9 kgfm presente no Yaris - embora lá fora já exista uma opção 1.5 três cilindros de 125 cv e 15,6 kgfm.
Além disso, esse é o motor que vai pareado ao sistema híbrido da Toyota - mas que, nessa configuração, entrega menos potência: 92 cv. Contudo, há também um motor elétrico na dianteira. Independente da versão, o câmbio é sempre CVT.
Vale lembrar que o sistema híbrido da Toyota não é produzido nacionalmente. Portanto, é pouco provável que o Yaris Cross receba um novo sistema feito e instalado em um motor já antigo.
Por fim, dessa forma, é bem provável que o novo motor três cilindros, inédito no mercado nacional, seja a escolha para equipar o novo SUV compacto da marca japonesa.