A Volvo e a Ericsson apresentaram para a imprensa pela primeira vez sua nova linha de carros na última quarta-feira. Os carros são completamente conectados, não apenas à internet, mas a um ecossistema em um servidor na nuvem, que permite a eles conversar entre si, sem intervenção do motorista.
“Todos os nossos carros são conectados. Quando conectados à nuvem eles trazem mais vantagem para o motorista e para as pessoas ao redor, além de mais segurança”, afirmou Klas Bendrik, diretor de finanças da Volvo, empresa sueca que é conhecida por ter os carros mais seguros do mundo.
Os carros tem conexão via aplicativos de internet, comércio eletrônico, mídias sociais, serviços, aplicativos internos no carro e conversam com os apps do dono, como o Waze.
“Hoje estar conectado no carro não é apenas estar conectado no automóvel, mas também no celular”, completa Bendrik. “O carro é importante, mas o indivíduo, o motorista também é importante. Nós desenvolvemos este ecossistema para os motoristas usarem”.
Charlotta Sund, diretora da divisão da Europa do Norte e Ásia da Ericsson, afirma que a Ericsson está voltando para onde começou. “Nós estamos trabalhando com mobilidade e tecnologia. Hoje, não existe nada mais móvel que o carro”, disse a executiva, que explica que o mesmo ecossistema está sendo usado pela companhia de transporte marítimo Marsk, para controlar suas cargas e a temperatura delas.
Questionado se criar este ecossistema para a Volvo, colocaria a Ericsson em disputa com o Google e Apple, que possuem seus próprios apps para carros, Charlotta afirma que na verdade une dois mundos, “tecnologia e telecomunicações”, algo que as empresas americanas não conseguiriam.
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“Não é sobre a Volvo e carros, é sobre ecossistemas”, afirmou a executiva. “Nós temos uma lacuna (de crescimento móvel). Pois os benefícios estão expandindo. Tanto que estamos trabalhando com tecnologia e outras companhias”.
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Show room da Volvo com novos carros totalmente conectados
Foto: Henrique Medeiros
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Ericsson Studio recebeu o primeiro evento da companhia que discute o futuro da tenologia
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Casa com modelos de conexão do Ericsson Studio
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Entrada do Ericsson Studio
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Modelo de centro de controle da Ericsson
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Câmera 3D ligada a TV sem necessidade de óculos para visualizar os efeitos
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TV totalmente conectada à rede com tablet, celular e webcam
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Cartão de visitas com conexão de internet
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Mesma conexão sendo usada em copos de café e para entrega de produtos
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Exemplo de conexões também nos esportes
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Tela de apresentação do Ericsson Businness Innovation Forum
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Presidnte da Câmara de Comércio de Estocolmo, Maria Rankka
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Chefe da pesquisa do Ericsson ConsumerLab, Michael Björn
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Rankka e Björn respondem a questões ao lado de Rima Qureshi, vice-presidente da Ericsson
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"Quando usamos a internet, nós a usamos para um monte de informação. Quanto mais informação nós temos, melhor tomamos nossas decisões", diz Michael Björn
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Exemplo de novidades na televisão pela Ericsson. Pessoas podem se conectar em um serviço sob demanda da web e ter registrado seus gostos de programas e filmes
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Na TV, ainda é possível ver filmes e programas simultaneamente
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Sistema permite procurar filmes e atores na rede
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O filme localizado ainda pode ser mudado para rodar do tablet para a TV e vice-versa
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Eva Hamilton, presidente da SVT, apresenta sua visão sobre o mercado de mídia e TV
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Eva ao lado de Niklas Rönnblom, executivo de pesquisas do Ericsson
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Em resumo: "livrem-se do papel e comecem a escrever notícias locais, a CNN e a FOX não vêm até a sua cidade cobrir a prefeitura", diz Eva
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Volvo V60, totalmente conectado e híbrido
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Volvo XC60, também um dos novos carros conectados
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O Volvo V60 tem motor elétrico
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O Volvo XC60 possui uma edição especial da Volvo Ocean Racing, torneio de navegação ao redor do mundo
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Charlotta Sund, diretora da Europa do Norte e Ásia para a Ericsson: "estamos trabalhando com mobilidade e tecnologia; hoje, não existe nada mais móvel que o carro"
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Erramos no passado ao tentar fazer o 3,5G. Vamos fazer o 5G direto, afirma Ewaldsson
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Para Sara Mazur, Brasil não está atrasado com o 5G
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O uso de dados superará a voz, que era o principal produto da comunicação, aponta o presidente da Ericsson, Hans Vestberg
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Evento Ericsson Business Innovation Forum durante o segundo dia, na última quinta-feira
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Um terço do mercado nos Estados Unidos abrange pessoas de 29 a 40 anos de idade, diz Rebecca Angstrong
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Devemos reconhecer e perceber as tecnologias que temos. As escolas devem dar essas ferramentas aos seus estudantes, afirma Jan Gullisken
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Não é justo. Em média, 21 mil vidas inteiras são usadas para ensinar matemática, diz Conrad Wolfram
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Nova versão do game da King, Candy Crash Soda
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Hoje, 700 milhões de pessoas no mundo todo jogam games produzidos na Suécia, afirma Per Strömbäck
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Nós fizemos em 83 jogos e apenas um se tornou um sucesso, diz Almbecker em conversa com jornalistas