A pastilha de freio, componente crucial no sistema de frenagem, desempenha a função de reduzir a velocidade do veículo ao gerar atrito com o disco de freio. Esse processo de atrito é fundamental, garantindo a segurança e o controle do veículo.
Por isso, é preciso alguns cuidados na hora da manutenção dos veículos da linha leve. A Fras-le, líder mundial em fabricação de materiais de fricção, recomenda algumas orientações para a troca das pastilhas de freio.
1. Processo começa com a limpeza
É necessário limpar o disco, principalmente na pista de atrito e retificá-lo se for necessário em ambas as faces. Já para retirar a sujeira da pinça, o reparador pode usar uma escova de aço, enquanto o pó de carbono deixado pela usinagem deve ser removido com álcool industrial.
2. Etapas do procedimento
Recuar o pistão do conjunto com ferramenta adequada, abrindo o parafuso sangrador, permitindo, assim, inserir a pastilha sem forçá-la. Trocar os reparos das pinças, caso os pistões estejam engripados. As pastilhas devem ser trocadas por eixo, observando também as condições das molas e, quando comprometidas, trocá-las. Sempre utilizar líquido de freio para trabalho em temperaturas elevadas.
3. Cuidados após a troca das pastilhas de freio
Verificar a pressão de freio e fazer o pré-assentamento, executando 6 a 8 frenagens de 60 km/h até 40 km/h e mais 6 a 8 frenagens de 40 km/h até a parada total do veículo;
4. Frear de forma suave nos primeiros 300 km
Motorista deve usar o freio com moderação para perfeito assentamento entre material de atrito e disco nos primeiros 300 quilômetros rodados.
Soluções em freios
Com 70 anos de trajetória, a Fras-le mantém seu compromisso com a tecnologia e a inovação no desenvolvimento de componentes de freio, sempre buscando as melhores soluções para agregar valor e garantir a confiança do reparador junto ao consumidor final. Seus produtos passam por rigorosos processos de produção e seguem padrões elevados de qualidade.
No Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Fras-le, que conta com laboratórios físicos e químicos, os componentes são submetidos a testes rigorosos. No campo de provas do CTR - Centro Tecnológico Randon, são conduzidas diversas avaliações rigorosas, incluindo testes de desempenho e resistência dos componentes. Essas análises visam constantemente aprimorar o desempenho e garantir a confiabilidade dos produtos, com foco na melhoria contínua e na inovação.