O Peugeot e-2008, versão totalmente elétrica do SUV compacto francês, já tem data de lançamento no Brasil: será no dia 7 de novembro. Mais do que ser apenas mais um modelo 100% elétrico no mercado, o Peugeot e-2008 define a cara da marca francesa daqui para frente.
O Peugeot e-2008 tem boas diferenças em relação ao Peugeot 2008 flex vendido no Brasil. Ele não tem apenas ajustes visuais, mas sim uma nova arquitetura. Fabricado sobre a plataforma e-CMP da Stellantis, o Peugeot e-2008 é um SUV elétrico compacto da nova geração, enquanto o modelo a combustão ainda é fabricado na plataforma PF1.
O Peugeot e-2008 será um SUV para uso essencialmente urbano, pois seu alcance é de 330 a 342 km. Ele conta com uma bateria de 50 kWh no assoalho e, por isso, perdeu 30 litros na capacidade do porta-malas, que é de 405 litros.
A potência é boa, de 100 kW, o que equivale a 136 cv. O torque, entregue imediatamente, é de 260 Nm. A velocidade máxima é limitada em 150 km. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos.
Por dentro, o carro tem uma tela multimídia de 10”. Assim, o Peugeot e-2008 vai oferecer o mesmo padrão de acabamento do Peugeot e-208 hatch, porém com maior altura do solo e posição de dirigir mais elevada. O carro tem tudo para agradar.
Resta saber qual será o preço do carro, que dará a cara final da Peugeot para os novos tempos: eletrificada. Enquanto a Citroën vai se dirigir a uma fatia mais popular do mercado, com modelos mais simples, como o novo C3, a Peugeot será aspiracional e elétrica.
É possível que a Stellantis ataque diretamente o Chevrolet Bolt EV e venda o Peugeot e-2008 por cerca de R$ 300 mil, uma diferença de R$ 30 mil a menos. O anúncio da vinda do SUV elétrico aconteceu no quarto episódio do programa "Minuto Peugeot", na internet.