O Peugeot e-2008 é o primeiro SUV elétrico da marca francesa no Brasil. O carro foi apresentado nesta terça-feira em São Paulo e marca o segundo passo da Peugeot no segmento de carros 100% elétricos. O primeiro foi o hatchback e-208 GT.
Com preço de R$ 259.990, o Peugeot e-2008 pretende se impor especialmente perante o Chevrolet Bolt EV, que custa R$ 329.000. A chegada do SUV e-2008 fez a Stellantis baixar o preço do Peugeot e-208 para R$ 219.990 (antes tinha preço oficial de R$ 276.990).
O novo Peugeot e-2008 GT é a única versão disponível no Brasil e já o dirigimos nas ruas de São Paulo. Sigla de Grã-Turismo, a versão GT tem aspectos de esportividade e valoriza aspectos estradeiros, como o bom desempenho. O Peugeot e-2008 tem um motor elétrico dianteiro de 100 kW de potência (136 cv) e 260 Nm de torque.
A bateria do Peugeot e-2008 tem 50 kWh de capacidade, o que dá ao SUV um alcance de 345 km. O carro pode ser carregado em até 30 minutos em estações de 100 kW. O plug é do Tipo 2 e a garantia da bateria é de 8 anos ou 160.000 km.
O Peugeot e-2008 é mais moderno do que o atual Peugeot 2008 vendido no Brasil. Fabricado na plataforma e-CMP (Electric Common Modular Platform), o Peugeot e-2008 vem importado da França e tem uma relação peso/potência de 11,4 kg/cv.
O SUV compacto elétrico a bateria acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e tem a velocidade máxima limitada em 150 km/h. Sua porção “estradeira”, portanto, fica um pouco limitada, como a dos demais elétricos dessa categoria. O Peugeot e-2008 é um GT mais urbano, o que soa um pouco estranho.
Em termos de equipamentos, o Peugeot e-2008 GT tem tudo para agradar. O carro conta com o pacote de segurança Adas nível 2, que inclui piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, assistência de farol alto, alerta de atenção e fadiga, reconhecimento de placas de velocidade, sistema ativo de ponto cego, alerta e correção de permanência em faixa e 6 airbags.
O SUV elétrico conta com volante esportivo, multimídia 10 polegadas”, Cluster 3D, navegação por GPS 3D, botões de controle tipo piano, bancos de couro com formato esportivo e teto solar panorâmico. Há ainda oito opções de cores de iluminação. Os faróis são full led.
O Peugeot e-2008 não é tão formoso quanto seu irmão hatch, o e-208, mas a frente alta chama atenção pela grade rica em detalhes. As rodas de 18” são diamantadas com fundo preto e são envolvidas por protetores das caixas de rodas, para acentuar o aspecto utilitário do veículo.
O porta-malas tem 434 litros de capacidade e dois níveis de organização. Não há estepe; somente um kit de reparo, o que não chega a ser problema para um país com tantos borracheiros espalhados pelas estradas e cidades. Outro equipamento destacado pela Peugeot é o Visiopark 180°, que auxilia na hora de manobrar o veículo.
O Peugeot e-2008 GT também está sendo oferecido por assinatura, como forma de facilitar o acesso a um veículo 100% elétrico. Por meio da Flua (empresa de mobilidade da Stellantis), o cliente não precisa desembolsar o valor total do veículo nem se preocupar com as demais despesas embutidas na compra.
O custo não é baixo. A opção de assinatura mais em conta é de R$ 5.999/mês, o que dá R$ 199/dia, nos contratos de longo prazo. No aluguel de curto prazo, o custo para rodar com o Peugeot e-2008 é de R$ 400/dia.
Essa nova possibilidade de entrar no universo Peugeot é feita em parceria com a rede de concessionárias e-Centers da marca. As mensalidades são fixas e o cliente não precisa se preocupar com IPVA, impostos, seguro e manutenções periódicas.