O Fiat Titano começa a incomodar os modelos mais vulneráveis da categoria de picapes do segmento D (médias-grandes). Segundo informe da Fenabrave nesta quarta-feira, 27, o Fiat Titano está posicionado em 4º lugar no ranking parcial de novembro, à frente do Mitsubishi L200, do Volkswagen Amarok e do Nissan Frontier.
Trata-se de uma disputa ainda aberta e cujo desfecho só será conhecido quando o Renavam divulgar todos os emplacamentos do mês. O Fiat Titano tem 817 vendas, o Mitsubishi L200 está com 793 e o VW Amarok soma 678. Somente o Nissan Frontier parece fora da disputa do Top 4, com apenas 284 unidades.
Nenhuma dessas picapes ameaça o “trio-de-ferro” da categoria, formado por Toyota Hilux (líder com 3.189 vendas), Ford Ranger (2.509) e Chevrolet S10 (2.254). Mas não é a primeira vez que o Fiat Titano incomoda seus rivais.
Em julho e agosto, a picape Titano vendeu mais do que a Amarok. Em outubro, superou a L200 e a Frontier. Fato é que desde a estreia da Titano, em fevereiro, cerca de 3.800 picapes deixaram de ser vendidas pelas marcas tradicionais do segmento.
Veja abaixo a evolução de vendas do Fiat Titano, que seria Peugeot Landtrek, mas mudou de marca e de nome por estratégia da Stellantis:
- Fevereiro - 49
- Março - 1
- Abril - 43
- Maio - 260
- Junho - 677
- Julho - 714
- Agosto - 690
- Setembro - 544
- Outubro - 795
- Novembro - 817 (até o dia 26)
Vale lembrar também que a categoria de picapes médias tem mais dois modelos chineses estreando no mercado: o BYD Shark, com inédita tecnologia híbrida plug-in para a categoria, e o JAC Hunter, que será apresentado este mês.
A meta da Stellantis é vender entre 10 mil e 12 mil unidades do Fiat Titano em 2025, o que dá uma média de 833 a 1.000 picapes por mês. O veículo está disponível em três versões, entre R$ 219.990 e R$ 259.990, mas tem oferta por R$ 184.990 (Titano Endurance MT).