Por que usar o Drive do câmbio automático em descidas pode ser um erro

Câmbio automático oferece mais conforto e praticidade, mas isso não significa que o condutor pode deixar a transmissão fazer todo o trabalho

8 abr 2025 - 10h22
Carro na descida: câmbio automático não pode fazer tudo
Carro na descida: câmbio automático não pode fazer tudo
Foto: Volvo / Guia do Carro

Os veículos equipados com câmbio automático oferecem mais conforto e praticidade na condução, mas isso não significa que o motorista pode simplesmente deixar a transmissão fazer todo o trabalho. Um dos erros mais comuns é realizar descidas longas com o câmbio na posição “D” (Drive), sem o uso adequado do freio motor.

O Guia do Carro conversou com Breno Henrique, engenheiro mecânico e técnico em mecânica que falou como essa prática pode comprometer a segurança, aumentar o desgaste dos freios e até gerar superaquecimento do sistema.

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Quando um veículo automático está em Drive e começa a descer uma ladeira, a transmissão pode interpretar que o carro está em um terreno plano ou em aceleração contínua. Como resultado, o sistema pode manter uma marcha mais alta para reduzir o consumo de combustível. O problema é que, nesse cenário, o carro ganha velocidade rapidamente, e o motorista precisa compensar utilizando os freios de forma constante.

O uso excessivo do pedal de freio em descidas longas gera superaquecimento do sistema de frenagem, o que pode levar à perda de eficiência dos freios. Em situações extremas, esse superaquecimento pode comprometer totalmente a capacidade de frenagem do veículo, aumentando o risco de acidentes.

O freio motor é uma estratégia essencial para descer ladeiras de forma segura. Diferente do que muitos pensam, ele não depende dos freios convencionais, mas sim do próprio motor e da transmissão para controlar a velocidade do veículo sem exigir esforço excessivo dos freios.

Nos carros automáticos, há duas maneiras principais de utilizar o freio motor:

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  • Modo “L” (Low) ou “S” (Sport): Alguns veículos possuem esses modos que mantêm marchas mais baixas, ajudando a reduzir a velocidade do carro sem a necessidade de frenagens constantes.
  • Modo manual/sequencial: Se o carro possui a opção de trocas manuais, o motorista pode reduzir a marcha para manter uma rotação mais alta no motor e controlar a descida de forma mais eficiente.

Outro equívoco muito comum é o mito de que colocar o câmbio em Neutro (“N”) em descidas ajuda a economizar combustível. Na realidade, o efeito é exatamente o oposto.

Os veículos modernos com câmbio automático possuem um módulo de controle da transmissão, que analisa diversos parâmetros, como a pressão interna da transmissão, a rotação das rodas e a necessidade de torque do motor. Quando o carro está engrenado e descendo, o sistema pode cortar a injeção de combustível porque entende que o veículo está em movimento sem necessidade de potência adicional.

Já quando o carro está em Neutro, a transmissão perde essa leitura dinâmica, e o sistema tende a manter uma mistura rica de combustível no motor. Ou seja, além de comprometer a segurança ao eliminar o freio motor, essa prática pode até aumentar o consumo de combustível.

Como descer uma ladeira corretamente com um câmbio automático?

Para garantir segurança e eficiência ao dirigir em descidas, o ideal é seguir algumas recomendações:

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  • Evite descer apenas no Drive (D), especialmente em ladeiras longas. O veículo pode ganhar velocidade rapidamente e exigir frenagens constantes.
  • Utilize o freio motor para reduzir o esforço dos freios. Se o carro tiver modo sequencial, reduza manualmente a marcha. Caso tenha o modo “L” ou “S”, ative essa função. Nunca desça em Neutro (N). Além de não economizar combustível, isso aumenta o risco de superaquecimento dos freios e pode comprometer a segurança.
  • Faça manutenção preventiva dos freios e do câmbio para garantir que o sistema de transmissão e frenagem esteja sempre funcionando corretamente.

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