A linha 2014 do Jeep Grand Cherokee ganha nesta semana a opção a diesel, com motor V6 turbo de 3.0 litros, que desenvolve até 241 cv de potência. De acordo com a fabricante, o veículo tem autonomia para percorrer 1.433 quilômetros com um tanque de 93 litros - média de 15,4 km/l (na estrada). Mais econômica no combustível, a versão a diesel chega apenas completa (configuração Limited) e custa R$ 20 mil a mais que a gasolina, por R$ 239.900.
A única diferença é o propulsor fabricado na Itália e depois enviado para Detroit, nos Estados Unidos, onde o Grand Cherokee é montado. O motor a diesel é cerca de 25% mais eficiente que o movido a gasolina, que tem autonomia para 1.135 quilômetros. No entanto, o carro perde 45 cavalos de potência. Mesmo assim, com o V6 a diesel, a aceleração a 100 km/h é feita em 8s2 e a velocidade máxima é de 202 km/h.
O câmbio de oito marchas, que aparece pela primeira vez na versão 2014 do modelo, trabalha para economizar combustível com o modo Eco ativado. Entre os itens de série da versão Limited estão assistente de saída em subida, controle de estabilidade, auxílio de frenagem e controle de oscilação de reboque
O interior vem com sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8,4 polegadas e GPS integrado, quadro de instrumentos configurável, sistema traseiro de entretenimento com leitor de Blu-ray e duas telas de alta definição de 9 polegadas atrás dos encostos de cabeça dianteiros. Mesmo com todo o conforto, a Grand Cherokee está preparada para os desafios de terrenos com a tração 4x4.
O jornalista viajou a convite da Chrysler.