Recentemente lançada na Europa, a versão blindada de fábrica do maior sedã da Audi pode ser encomendada no Brasil, por cerca de R$ 3,5 milhões. O A8 L Security é capaz de suportar ataques de granadas de mão militares sem danos físicos aos passageiros, segundo informou a assessoria da marca.
Com 5,27 metros de comprimento e entre eixos de 3,12 metros, a carroceria do veículo é normal por fora, mas sua fabricação é muito mais complicada. A base é feita em alumínio, o que resulta em peso 40% menor para receber a blindagem.
Em uma área segura, o carro leva 450 horas a mais para ser montado devido ao tratamento resistente a armas de fogo, feito com aço de blindagem moldado a quente, tecido de aramida, cerâmica, uma liga especial de alumínio e vidro multilaminado.
Conforme informou a fabricante, o A8 L Security tem classe de proteção balística VR 7, que torna o carro resistente a tiros com munição de calibre médio da Otan, além de granadas.
Para impulsionar este “tanque” moderno, duas opções de motores: 4.0 litros TFSI com 435 cavalos de potência ou W12 de 6,3 litros, que desenvolve 500 cavalos. O interior segue a linha de luxo da marca alemã. São apenas dois assentos traseiros com regulagem elétrica, que podem ter funções de massagem e ventilação.