Por R$ 94.800, A3 "flerta" com clientes de Corolla e Civic

A3 Sedan com motor 1.4 l é quase R$ 24 mil mais barata que a versão 1.8 l e perto de versões topo de linha de Civic e Corolla

22 mai 2014 - 14h06
<p>Audi A3 Sedan 1.4 TFSI custa a partir de R$ 94.800</p>
Audi A3 Sedan 1.4 TFSI custa a partir de R$ 94.800
Foto: Divulgação

Em mais uma etapa de sua estratégia de ampliar as vendas, a Audi trouxe ao Brasil neste mês o A3 Sedan com motor 1.4 l, quase R$ 24 mil mais barata que a versão 1.8 l, que já era responsável por parte da disparada de 170% nos emplacamentos neste ano. Em abril foram 1.108 carros, um recorde para o mês e bem próximo da rival BMW, que colocou 1.207 veículos novos nas ruas brasileiras. Agora, com o A3 Sedan a R$ 94.800, a empresa das quatro argolas passa também a “flertar” com outros rivais, com consumidores que ainda não chegaram às marcas consideradas “premium”, mas estão quase lá. 

Compare preços de carros 0 km no Brasil

Publicidade

Honda Civic e Toyota Corolla que se cuidem. Se levarmos em consideração o preço, o A3 Sedan de entrada custa apenas R$ 2 mil a mais que a versão topo de linha do novo Corolla (Altis), cerca de R$ 11 mil a mais que o Civic mais caro (EXR) e apenas R$ 9 mil acima do Chevrolet Cruze LTZ. Embora fique atrás no quesito potência (122 cv ante 150 cv dos japoneses), o carro alemão tem torque semelhante proporcionado pelo turbo com injeção direta. A competição deve ficar ainda mais perto em menos de um ano, quando o A3 Sedan começa a ser feito no Brasil, em São José dos Pinhais (PR), com este mesmo motor 1.4 l, mas bicombustível.  

Na comparação com os outros alemães, o A3 Sedan aparece com preço bem agressivo. Mesmo a versão 1.8 l sai por menos que um BMW 316i (R$ 118 mil ante R$ 122 mil), enquanto a Mercedes-Benz optou por trazer apenas versões topo de linha do CLA, que não sai por menos de R$ 150 mil. Assim, para quem está entrando no mundo “premium”, o A3 Sedan parece a oferta com melhor custo-benefício.

Na versão de entrada, o A3 Sedan já vem com detalhes do acabamento interno em prata metálico, alavanca de câmbio em couro, ar-condicionado, transmissão S tronic de sete velocidades com dupla embreagem, sete airbags que cobrem nove posições, direção eletromecânica, lanternas traseiras em LED, faróis bixenônio, sistema start-stop, rádio e alto-falantes.

Para pagar o preço mínimo, o comprador pode ter que abrir mão de alguns “mimos” que ele teria nas versões topo de linha de Civic e Corolla, como sistema de navegação por GPS integrado e bancos em couro com ajuste elétrico. Para contar com isto, o comprador do A3 Sedan terá que desembolsar mais R$ 10 mil pelo pacote conforto (teto solar, bancos em couro e sensor de estacionamento traseiro) e mais R$ 9.900 pelo sistema de entretenimento e navegação MMI Plus. A pintura metálica sai por R$ 1 mil a mais também. Com volante multifuncional revestido em couro, a versão Attraction chega por R$ 99.900, mas ainda tem os demais itens como opcionais. 

Publicidade

Na direção, o motor 1.4 TFSI é mais do que suficiente para o motorista comum, com aceleração precisa na estrada e conforto na cidade. Tudo auxiliado pela impressionante transmissão S tronic, que possui até dez programas diferente de troca de marcha, cobrindo toda a gama de estilos de condução. Em alguns minutos, o Dynamic Shift Program “entende” o estilo de motorista, como ele pisa no acelerador. O sistema pode trocar as marchas em cinco níveis de rotação, desde 1.600 (no estilo mais tranquilo) até mais de 5.000 (agressivo), além de se adaptar em descidas ou subidas e oferecer opção de troca manual. 

Confira quais são os carros mais vendidos no Brasil

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações