A Porsche anunciou nesta semana o início da pré-venda do novo 911 Carrera GTS 2025 no mercado brasileiro. O esportivo mais icônico da marca estreia a tecnologia T-Hybrid e ainda conta com novidades visuais por dentro e por fora. Com até 541 cv, o novo Porsche 911 Carrera GTS estreia com opções de carroceria cupê (R$ 1.127.000) e cabriolet (R$ 1.174.000). As entregas das primeiras unidades estão previstas para o início de 2025.
Batizado de T-Hybrid, o sistema híbrido do novo Porsche 911 é formado por um motor elétrico integrado entre o compressor e o rotor da turbina, que acelera instantaneamente o turbocompressor. O motor elétrico no turbocompressor de gases de escape também funciona como gerador, gerando até 11 kW (15 cv) de potência elétrica.
Essa energia é extraída do fluxo de gases de escape. Isso permitiu que o motor 3.6 boxer utilizasse apenas um turbocompressor, ao contrário do modelo antigo, que era biturbo. O sistema de motorização também inclui um motor síncrono de ímã permanente integrado ao novo câmbio PDK automatizado de dupla embreagem e 8 marchas.
Ele oferece 150 Nm de torque adicional e até 40 kW (54 cv) de potência extra. Ambos os motores elétricos são acoplados a uma bateria de 1,9 kWh e 400V. Sem assistência elétrica, o motor 3.6 boxer oferece 485 cv e 570 Nm. No total, a potência combinada é de 541 cv e 610 Nm. São exatos 61 cv a mais do que o antigo 911 Carrera GTS, com um aumento de apenas 50 kg no peso total.
Com isso, o novo Porsche 911 Carrera GTS Coupé acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,0 segundos e atinge uma velocidade máxima de 312 km/h. Futuramente, a marca alemã também deve equipar as versões mais caras e radicais do esportivo com o sistema eletrificado.
A versão de entrada Carrera também ganhou novidades. Junto com visual modificado, a versão agora traz um motor 3.0 boxer biturbo, que ganhou o intercooler dos modelos Turbo, que fica diretamente sob a grade da tampa traseira, acima do motor. Além de ter reduzido as emissões, a solução também aumentou a potência para 394 cv e o torque para 450 Nm.
Além do motor, a Porsche também revisou aspectos da suspensão, direção e freios dos novos Porsche 911 Carrera GTS. Pela primeira vez, o eixo traseiro esterçante é um item de série. A suspensão esportiva com um sistema de amortecimento variável (PASM) e uma altura de condução rebaixada em 10 mm.
Lançada globalmente em 2018, a geração 992 também ganhou novidades pontuais no design, com foco em aerodinâmica. Na dianteira, os para-choques são novos, e contam com cinco abas ativas de ar na versão GTS. Os faróis inteligentes de LED Matrix ganharam novos elementos internos, e com a tecnologia Matrix (HD) opcional, podem iluminar a uma distância de mais de 600 metros ao usar mais de 32 mil pontos de luz.
Na lateral, as rodas de até 20" na dianteira e 21" são novas, e podem ser equipadas com lâminas de fibra de carbono para reduzir o arrasto aerodinâmico. Na traseira, as lanternas de LED interligadas foram redesenhadas, ganhando ainda uma nova grade do motor e um novo para-choque. Como opcional, ainda há um kit aerodinâmico com spoilers, saias e asa traseira fixa.
Por dentro, o novo Porsche 911 ficou mais tecnológico. Inspirado no elétrico Taycan e nos lançamentos mais recentes da marca, o esportivo ganhou um novo painel de instrumentos digital de 12,6", que conta com 7 opções de visualização, incluindo um layout retrô. A central multimídia agora tem 10,9", e oferece a função Apple CarPlay integrada ao painel de instrumentos e a assistente de voz Siri.
Ainda há pela primeira vez no 911, um botão de partida – à esquerda do volante, naturalmente. Completam as novidades um compartimento refrigerado para smartphones, com função de carregamento por indução. Como opcional sem custo extra, é possível equipar o 911 com um assento traseiro para 2 pessoas.