A primeira picape popular da indústria automobilística não foi criada pela Ford, pela GM ou por qualquer outra montadora. Ela foi criada, na verdade, pelos próprios usuários, que faziam ou compravam adaptações de carga para os carros já existentes. Em 1917, a Ford finalmente passou a produzir sua primeira picape.
O Ford TT foi lançado há exatos 105 anos em Detroit, nos Estados Unidos. A versão picape do Model T mantinha a cabine e o motor do antecessor, mas trazia uma estrutura mais robusta com capacidade para transportar até 1.000 kg de carga útil.
A picape Ford TT adicionava 61 cm aos 3,05 m de entre-eixos do Ford T. A suspensão traseira era mais rígida, com um eixo de tração traseiro mais durável. Uma solução que veio das conversões no pós-venda eram as rodas de madeira de estilo militar e pneus traseiros de borracha sólida.
A picape custa US$ 600. O chassi podia ser personalizado com caçambas e implementos de carga disponíveis no mercado, adaptados para cada tipo de trabalho. Segundo a Ford, as vendas da picape TT acompanharam as do Model T.
A Ford começou vendendo apenas 200 picapes no primeiro ano, mas no final da década de 1920 já era líder da categoria. Em 1925, a produção anual superou 260.000 unidades e a venda total chegou a 1,3 milhão em 1928, quando a picape TT foi substituída pelo Ford AA, uma picape com chassi de 1,5 tonelada.