Primeiro carro elétrico da Ferrari é flagrado e chega em 2025

Flagrado na Itália, primeiro carro elétrico da Ferrari utiliza carroceria do Maserati Levante como mula de testes e terá ronco de motor V12

30 jun 2024 - 07h00
Flagra do novo Ferrari elétrico em testes na Itália
Flagra do novo Ferrari elétrico em testes na Itália
Foto: Derek Cornelissen/Reprodução @derek.photography/Instagram

Falta pouco para conhecermos o primeiro carro elétrico da Ferrari. A frase, que há anos parecia impossível de acontecer, está cada vez mais próxima da realidade. É o que indica um flagra de uma mula do modelo inédito em testes na cidade de Maranello (Itália), próximo à sede da fabricante italiana. O novo Ferrari elétrico deve ser lançado até 2025.

Publicadas pelo fotógrafo holandês Derek Cornelissen no Instagram (@derek.photography), as imagens mostram que o novo elétrico da Ferrari está com testes a pleno vapor. No entanto, o modelo ainda não roda com a carroceria definitiva. A solução foi utilizar uma carroceria do Maserati Levante, mais baixa e larga, com alguns elementos do Ferrari Roma, como os faróis e o para-choque dianteiro.

Publicidade
Flagra do novo Ferrari elétrico em testes na Itália
Foto: Derek Cornelissen/Reprodução @derek.photography/Instagram

No entanto, a Ferrari ainda não revelou qual será o tipo de carroceria do seu primeiro carro elétrico. Também não foram reveladas especificações técnicas como a potência ou o alcance elétrico. Por outro lado, a montadora italiana promete equipar seus futuros carros elétricos com um sistema que simula o ronco dos motores V12 da marca.

De acordo com uma das patentes registradas pela Ferrari nos EUA, os carros elétricos da marca podem contar com uma série de tubos de metal embaixo do carro, que conduziram o ar por meio dos tubos para gerar uma vibração semelhante ao ronco de um motor. Os tubos, por sua vez, teriam diferentes tamanhos e válvulas para gerar sonoridades diferentes.

Flagra do novo Ferrari elétrico em testes na Itália
Foto: Derek Cornelissen/Reprodução @derek.photography/Instagram

Em um planejamento divulgado recentemente, a Ferrari indica que até 2026, o portfólio de produtos da marca deverá ser composto por 60% de híbridos (55%) e totalmente elétricos (5%), e 40% de carros a combustão. Já em 2030, a Ferrari espera que 20% dos seus carros sejam a combustão, 40% sejam híbridos e 40% totalmente elétricos.

O novo elétrico da Ferrari será o primeiro carro produzido na nova Ferrari E-Building, uma nova fábrica que a montadora italiana anunciou recentemente. Ela será uma extensão da fábrica de Maranello e contará com alto nível de robotização. A fábrica será inaugurada em 2026 e também vai produzir os futuros motores híbridos e a combustão da Ferrari, que devem ser mantidos em linha até a proibição total dos carros movidos a gasolina.

Publicidade

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se