Priorizando conforto aos passageiros, JAC T8 chega como chinês mais caro

Modelo pode transportar motorista mais seis passageiros e chega ao País por R$ 114.990

16 fev 2014 - 09h13

Transportar grandes famílias, executivos e empresários é o maior objetivo do T8, novo modelo da JAC Motors lançado no Brasil na terça-feira, em São Paulo.  Confortável e com bastante espaço para os passageiros, a van de teto alto chega por R$ 114.990, tornando-se o carro chinês mais caro comercializado no País.

O Terra testou o T8 na rodovia Castelo Branco entre as cidades de São Paulo e Itu. Com motor 2.0 litros 16V turbo, que rende 175 cavalos de potência, o carro responde bem a aceleração, principalmente em altas rotações. Com câmbio manual de seis marchas, o modelo tem velocidade máxima de 165 km/h carregado com sete pessoas mais bagagens.

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Por falar em bagagem, o porta-malas é grande e comporta 1.310 litros, mas o carro carrega até 4.800 litros se todos os bancos forem retirados. Contudo, o espaço destinado ao bagageiro não possui divisória e, quando lotado, tapa a visão do vidro traseiro, impossibilitando a utilização do retrovisor. Para manobras e baliza, o motorista possui o recurso da câmera de ré, que vem de série.

Os bancos centrais, com capacidade para girar 360 graus, são uma das principais novidades. A inovação é bem-vinda para os executivos que desejam fazer uma reunião em meio ao trânsito das grandes cidades, mas a impossibilidade de utilizar o cinto com os assentos virados para trás limita o recurso para quando modelo estiver estacionado.

Ainda pensando no conforto dos passageiros, a JAC implantou um sistema de ar-condicionado traseiro com controle individual. O item é bem útil e resfria rapidamente a parte traseira – o controle fica no teto. Para quem necessita de energia enquanto viaja, o carro possui um carregador na parte traseira, possibilitando que notebooks, smartphones ou tablets sejam carregados durante a viagem.

Som do turbo invade a cabine

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A potência do motor do T8 é sentida quando o carro está acima de 3 mil rotações. Contudo, é exatamente neste momento que o barulho incomoda quem está no banco da frente – mas não é perceptível para quem está atrás.

Quando atinge altas rotações, o carro lembra os modelos turbinados que já estão fora de linha, principalmente pelo “espirro” no momento em que a turbina ganha pressão – o som fica bastante perceptível quando o modelo está na quinta ou sexta marcha.

A suspensão macia é pouco sentida tanto para passageiros quanto para o motorista. Porém o condutor sofre um pouco com o volante, revestido em couro, já que com o carro acima de 110 km/h a trepidação é grande. Outro problema em altas velocidades está no freio, que tem resposta lenta e, aparentemente, o motorista terá dificuldade em parar o carro com urgência.

Itens de série

Como a maioria dos carros chineses, o T8 sai de fábrica com muitos itens de série. Destacam-se os vidros elétricos dianteiros, retrovisores elétricos, faróis com regulagem elétrica de altura, faróis de neblina, espelho retrovisor elétrico com repetidor de direção, porta corrediça dos dois lados, volante revestido em couro, poltronas inclináveis, bancos dianteiros aquecidos, airbag duplo, freios ABS, sensor de estacionamento traseiro, direção hidráulica, computador de bordo, ar-condicionado automático com controle automático para a saída traseira.

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O modelo chega aos poucos às concessionárias da JAC no País – até a Copa do Mundo, a empresa espera que 600 unidades estejam no Brasil. A montadora espera comercializar 2.000 unidades do T8 no mercado nacional até o final deste ano.

Fonte: Terra
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