Próxima geração do Chevrolet Tracker pode ser baseada no Hyundai Creta

Parceria estratégica global entre GM e Hyundai pode dar origem a nova geração do Chevrolet Tracker baseada no Hyundai Creta no Brasil

24 mar 2025 - 10h45
(atualizado às 10h59)
Nova geração do Chevrolet Tracker pode ser baseada no Hyundai Creta
Nova geração do Chevrolet Tracker pode ser baseada no Hyundai Creta
Foto: Arte Guia do Carro/Hyundai/Chevrolet/Divulgação

Ao que tudo indica, a Chevrolet e a Hyundai também podem se tornar parceiras no segmento de SUVs no Brasil. De acordo com informações da agência Reuters, as duas montadoras consideram uma nova geração do Chevrolet Tracker com a plataforma do Hyundai Creta. 

Vale lembrar que a General Motors e a Hyundai Motor Company assinaram um acordo em setembro do ano passado para explorar futuras colaborações em áreas estratégicas essenciais, como o desenvolvimento conjunto e na produção de veículos de passageiros e comerciais, motores de combustão interna e tecnologias de energia limpa, elétrica e hidrogênio.

Publicidade
Chevrolet Tracker RS
Foto: GM / Guia do Carro

Agora, surgem as primeiras informações de uma possível colaboração entre as duas montadoras no Brasil. Ainda segundo a Reuters, o mercado brasileiro é citado como um dos locais estratégicos para a parceria. O projeto de um novo SUV ainda é tratado internamente como uma possibilidade, mas seria uma alternativa para substituir os atuais Chevrolet Onix e Tracker, que tem projeto de origem chinesa em parceria com a SAIC.

Como a dupla não terá uma nova geração na China, a parceria com a Hyundai permitiria reduzir os custos de desenvolvimento para os novos modelos. Oficialmente, as duas marcas ainda não confirmam o lançamento do novo SUV. Atualmente, o Hyundai Creta é produzido em Piracicaba (SP), enquanto o Chevrolet Tracker é feito em São Caetano do Sul (SP) e na Argentina.

Hyundai Creta Ultimate 1.6 TGDI
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O acordo atual já prevê o fornecimento de dois furgões da Hyundai para GM, e de uma picape média para a marca sul-coreana baseada no atual Chevrolet Colorado. De um lado, a GM pretende reduzir os custos de desenvolvimento no setor de carros comerciais, enquanto a Hyundai quer brigar com a Toyota no segmento de picapes.

A ideia por trás do desenvolvimento em conjunto de um único projeto seria a economia de tempo e de investimento necessário para a produção de uma nova picape. No entanto, ainda não há informações sobre a motorização e nem sobre o porte da picape. O mais provável é que o novo modelo tenha medidas maiores do que as do Chevrolet Montana.

Publicidade

Nos próximos meses, tanto a General Motors quanto a Hyundai devem divulgar mais detalhes sobre a parceria entre as duas marcas, que também prevê o fornecimento compartilhado de matérias-primas para baterias e aço, entre outros componentes. No entanto, o segmento de SUVs tem tudo para ficar ainda mais agitado nos próximos anos no Brasil.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações