Pulse Hybrid e Fastback Hybrid terão que pagar IPVA em São Paulo

Governo paulista muda portaria de isenção de IPVA e faz restrições aos híbridos leves sem tração elétrica, caso dos Fiat

7 jan 2025 - 11h49
Pulse Hybrid e Fastback Hybrid: fabricados em Minas Gerais, os Fiat perderam isenção de IPVA em São Paulo por não terem tração elétrica
Pulse Hybrid e Fastback Hybrid: fabricados em Minas Gerais, os Fiat perderam isenção de IPVA em São Paulo por não terem tração elétrica
Foto: Stellantis / Guia do Carro

A polêmica portaria do governo de São Paulo sobre a isenção de IPVA para carros eletrificados teve uma importante mudança, já publicada no Diário Oficial paulista. Carros com sistema híbrido leve MHEV, como os Fiat Pulse Hybrid e Fastback Hybrid, terão que pagar IPVA.

O novo texto da portaria SRE 94/2024 determina que a isenção de IPVA será aplicada, durante dois anos (2025 e 2026), para veículos híbridos flex que tenham motor elétrico de tração com pelo menos 40 kW de potência (54 cv) e 150 volts.

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O Pulse Hybrid e o Fastback Hybrid não têm tração elétrica e seu motor auxiliar tem apenas 3 kW de potência (4 cv), por isso foram excluídos do benefício. A ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) também decidiu excluir os híbridos leves das estatísticas oficiais de eletrificação.

Além dos modelos da Fiat, futuros carros híbridos leves da Volkswagen e da Chevrolet também serão afetados pela mudança na lei criada pelo governadpor Tarcísio de Freitas. Já os híbridos completos da Toyota – Corolla e Corolla Cross, ambos HEV – serão beneficiados.

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A medida do governo paulista recebeu duras críticas por excluir os carros elétricos, que são os únicos que não emitem CO2 durante a utilização. “Não vamos dar isenção de IPVA para carro que vai ser produzido na Bahia ou no exterior”, argumentou Tarcísio.

Carros híbridos completos sem motor flex, como o Honda Civic, ou híbridos plug-in, como o Volvo XC60, já estavam fora da isenção de IPVA.

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Da mesma forma, híbridos leves flex da Caoa Chery, como Tiggo 5X e Tiggo 7, e da Kia, como Stonic e Sportage, terão que pagar o imposto. 

A rigor, num primeiro momento, os únicos carros beneficiados pela portaria do governo paulista são os proprietários dos híbridos da Toyota, embora o sistema flex deles seja importado do Japão.

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