A inédita picape Ram 1200 será uma mistura do Fiat Toro e do Jeep Commander. Conhecida internamente como “Torona” ou de forma técnica como Projeto 291, a picape Ram 1200 será o quinto modelo da Stellantis a sair da fábrica de Goiana (PE) com a plataforma Small Wide 4x4.
O Ram 1200 é o mais perfeito exemplo de como a união de marcas da Stellantis pode criar veículos inéditos para o mercado brasileiro. O Projeto 291 utiliza o conceito do Fiat Toro, ou seja, uma picape com carroceria monobloco (SUP ou Sport-Utility Pick-up) para ter boa dirigibilidade, sistemas do Jeep Commander de 7 lugares (freios, direção, eletrônica e segurança) e a força da marca Ram no segmento de picapes.
Com essa proposta, o Ram 1200 terá o porte maior do que o Fiat Toro e deverá ser maior também do que o Ford Maverick, que usa o mesmo conceito de carroceria monobloco. Ao contrário da carroceria sobre chassi (Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger etc.), a carroceria monobloco permite a dirigibilidade de um SUV moderno – confortável, estável e segura.
O Projeto 291 vai se chamar Ram 1200 porque o Fiat Toro é vendido em outros mercados como Ram 1000, assim como o Fiat Strada é vendido como Ram 700. Segundo o site Autos Segredos, especializado em notícias não oficiais das montadoras, um protótipo do Ram 1200 foi fotografado ao lado de um Toyota SW4 e isso revela a altura da futura picape (cerca de 1,85 m).
Autos Segredos afirma que o Ram 1200 terá motores 2.2 turbo diesel e 2,0 turbo flex. A potência deve se aproximar de 260 cv e o câmbio será automático de 9 marchas com tração 4x4. A capacidade de carga útil será superior a 1.000 kg. A estreia deve ocorrer em 2024. Vale dizer que o Ram 1200 não elimina o projeto do Peugeot Landtrek, picape com carroceria sobre chassi, que está em desenvolvimento no Uruguai.