A Stellantis aproveitou o lançamento da linha 2025 do Ram Rampage para introduzir uma importante mudança na picape média com carroceria monobloco: um novo motor turbo diesel.
A picape da Ram ganhou também novidades nas versões oferecidas no mercado nacional, destacando-se ainda a chegada da versão Big Horne, “criada” no Brasil para ser a nova opção de acesso da Rampage. Veja os preços abaixo.
Com mais de 28 mil unidades emplacadas desde o lançamento, em meados do ano passado, o Ram Rampage já ganhou 12 prêmios. Agora quer se consolidar como uma das principais picapes médias com monobloco do mercado, ficando apenas atrás do Fiat Toro em vendas.
Este novo motor da Rampage chega para substituir o anterior, que durou pouco mais de um ano no produto, e também se torna uma distinção entre Fiat Toro e a picape da marca americana. A Stellantis não confirma oficialmente, mas a Jeep seria o próximo alvo desse motor.
O Multijet 2.2 é um motor turbo diesel já usado na Europa e chega ao Brasil com 200 cv a 3.500 rpm e 450 nm a 1.500 rpm. Mais forte do que o 2.0 litros, que entrega 170 cavalos e 390 Nm, o novo propulsor é conectado à transmissão ZF 9HP de 9 marchas e ao sistema de tração permanente nas quatro rodas.
Para receber esse motor, a Rampage recebeu modificações, com nova calibração da transmissão, tração AWD com sistema de desacoplamento PTU, relação final de 3,734:1, redução aprimorada no fora de estrada, tração em rampa para terrenos de baixa aderência e melhor performance off-road.
O Multijet 2.2 passa a ser oferecido nas versões Big Horn (nova), Rebel e Laramie. Com ele, a Rampage 2025 vai de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, enquanto as retomadas de 60 a 100 km/h e de 80 a 120 km/h são feitas em 6,4 e 8,0 segundos, respectivamente. A velocidade máxima é de 196 km/h.
O consumo médio é de 10,6 km/l em ciclo urbano e 13,3 km/l em uso rodoviário, enquanto a capacidade de carga é de 1.015 kg. A capacidade de reboque não foi revelada e a caçamba se mantém com 980 litros.
Big Horn
A Rampage 2025 traz ao mercado uma nova opção, a versão Big Horn, cujo preço deve ficar entre R$ 230.000 e R$ 240.000 (os preços serão revelados em breve). Diferentemente da 1500 Big Horn, também a Ram, esta picape tem um padrão diferente, mais premium que de uso comercial.
A Stellantis identificou um perfil de cliente que está não só no campo, mas também nas cidades, especialmente nas capitais. Para atender esse novo público, que usa picape não só para trabalho, mas no dia a dia e no lazer de final de semana, introduz agora a Big Horn.
Equipada somente com motor diesel 2.2, a Rampage Big Horn traz um layout com muitos cromados, tais como nas janelas, retrovisores, para-choque traseiro e nos contornos dos faróis full LED, indicando claramente que sua proposta é mesmo ser uma versão mais de lazer que de trabalho.
Com para-choque dianteiro na cor do carro e grade em preto brilhante, a Rampage Big Horn tem ainda rodas de liga leve aro 17 polegadas com pneus 235/65, além de faróis de neblina em LED, lanternas em LED e também capota marítima, item que agora é de série em toda linha 2025.
Dentro, a Rampage Big Horn tem quadro de instrumentos digital com tela de 10,3”, enquanto a multimídia vem com tela de 12,3”, dispondo de acesso sem fio para Android Auto e CarPlay. Câmera de ré e GPS nativo também estão disponíveis.
O pacote da Big Horn inclui ainda volante em couro com paddle shifters, carregamento indutivo de smartphone, ar condicionado dual zone, 6 portas USB (3 do tipo C), freios de estacionamento com Auto Hold e bancos em tecido e couro, com design exclusivo.
Ela traz seis airbags e controle de cruzeiro, partida remota e abertura da caçamba na chave, Ram Connect, entre outros. Já na oferta de cores, vem com as tonalidades sólidas Sting Grey e Vermelho Flame, com as metálicas Preto Diamond, Azul Patriot e Prata Billet. Branco Pérola é a opção perolizada.
Linha 2025
A Ram reforçou a oferta da Rampage com a linha 2025, acrescentando itens para destacar mais seu produto ante a concorrência.
Como novidade, a versão Rebel ficou mais focada no fora de estrada com os novos pneus de uso misto Pirelli Scorpion All Terrain Plus 235/65 R17 com carcaça reforçada e grafia branca.
Na versão Laramie, a Rampage 2025 agora tem o Pack Elite, antes opcional, que inclui sistema de som Premium Harman Kardon com nove alto-falantes e um subwoofer de 6", oferecendo 360 watts de potência.
O pacote também oferece luzes ambientes de LED nos painéis de instrumentos e nas portas dianteiras; bem como banco do passageiro com ajuste elétrico em 12 posições.
A projeção do logotipo Ram no chão, por meio das luzes de cortesia posicionadas na parte inferior dos retrovisores externos, é um toque extra de requinte na Rampage Laramie 2025.
A Ram não alterou sua oferta na Rampage R/T que, assim como as versões Rebel e Laramie, mantém o motor Hurricane 2.0 Turbo com 272 cv e 400 nm, sempre conectado com o câmbio de 9 marchas e tração nas quatro rodas.
Preços do Ram Rampage 2025
Rampage Rebel 2.2 Turbodiesel 200 cv: R$ 259.990
Rampage Rebel 2.0 Turbo Gasolina 272 cv: R$ 264.990
Rampage Laramie 2.2 Turbodiesel 200 cv: R$ 272.990
Rampage Laramie 2.0 Turbo Gasolina 272 cv: R$ 277.990
Rampage R/T 2.0 Turbo Gasolina 272 cv: R$ 295.990
Por uma questão estratégica, a Ram informou que a versão Big Horn terá sua venda iniciada nas próximas semanas, e o valor específico dessa picape ainda não foi divulgado.