A Ram teve em 2024 eu melhor desempenho no Brasil, justamente quando completa 15 anos de atividades. Especialmente com as picapes 1500 e Rampage, a Ram chegou a 29.475 registros no ano (+74%). Mas nem por isso a Ram teve um grande ano, pelo contrário.
Em seu maior mercado, os Estados Unidos, a Ram desabou nas vendas, caindo do terceiro para o sexto lugar. Foram quase 72 mil unidades a menos (-16,1%), totalizando 373.120 registros da linha Ram Pick-up contra 542.517 do Chevrolet Silverado e 765.649 do Ford F-Series (líder há 48 anos).
Há um ano, o Ram Pick-up (1500, 2500, 3500) tinha emplacado 445 mil unidades, contra 542 mil do Chevrolet Silverado e 751 mil do Ford F-Series (F-150, F-250 etc.). Segundo especialistas, a culpa foi da troca do icônico motor Hemi V8 por um Hurricane biturbo de 6 cilindros, que não foi bem recebido apesar de ser mais potente e eficiente.
Como o mercado dos EUA é o maior da Ram, o ótimo resultado conquistado no Brasil acabou sendo um pouco ofuscado dentro da empresa. De qualquer forma, no Brasil, a Ram está se tornando um fenômeno e já ocupa o 14º posto entre as marcas preferidas.
“O ano de 2023 já havia sido histórico para a Ram e tínhamos uma grande expectativa para um desempenho ainda melhor em 2024, o que se confirmou com o melhor resultado da marca desde a chegada ao Brasil”, disse Juliano Machado, vice-presidente da Ram América do Sul.
“Apresentamos produtos como a nova 1500 2025, o novo motor 2.2 turbodiesel para a Rampage e ampliamos o portfólio deste modelo com a introdução da versão Big Horn, uma nova porta de entrada para o universo Ram”, completou Machado.
A picape monobloco Rampage superou no ano passado a marca de 30 mil unidades vendidas desde seu lançamento no Brasil. Somente em 2024 foram comercializadas 23,6 mil unidades (+174% em relação a 2023).