Renault atinge a marca de 4 milhões de carros feitos no Brasil

Em funcionamento desde 1998, fábrica da Renault no Paraná produz atualmente os modelos Kwid, Stepway, Kardian, Duster, Oroch e Master

28 nov 2024 - 15h26
Uma unidade do Renault Kardian foi o carro de número 4 milhões feito no Brasil
Uma unidade do Renault Kardian foi o carro de número 4 milhões feito no Brasil
Foto: Renault/Divulgação

A Renault acaba de atingir um marco histórico no Brasil. A montadora francesa já produziu mais de 4 milhões de veículos no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, ao longo de 26 anos de produção no país. O quarto milionésimo veículo a sair da linha de produção foi uma unidade do Renault Kardian, principal lançamento da marca neste ano no país.

“É motivo de grande satisfação atingir a marca de 4 milhões de veículos produzidos no país. A Renault oferece uma gama completa de veículos aos clientes, produzidos por meio de um moderno e completo processo de fabricação, que começa desde a estamparia com a chegada das bobinas de aço, até a linha final de montagem. Parabéns a todo o time Renault por esta conquista”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

Publicidade
Produção do Renault Kardian em São José dos Pinhais (PR)
Foto: Renault/Divulgação

Produzindo no Brasil desde 1998, a Renault do Brasil conta com 5 mil colaboradores em duas fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a de veículos de passeio (CVP), a de comerciais leves (CVU). Atualmente, a marca francesa fabrica os modelos Kwid, Stepway, Kardian, Duster, Oroch e Master no Brasil, e confirmou, por meio do comunicado, o fim oficial da produção do Logan.

Desde 1998, mais de 1 milhão de veículos já foram exportados tendo como principal destino os países da América Latina. As fábricas de veículos da Renault do Brasil contam com tecnologias como inteligência artificial, máquinas e postos de trabalho conectados, gêmeos digitais, impressão 3D e AGVs, veículos guiados automaticamente, dentre outras soluções.

Produção do Renault Kardian em São José dos Pinhais (PR)
Foto: Renault/Divulgação / Canaltech

Da área total do Complexo Ayrton Senna, cerca de 40% (900 mil metros quadrados) são de Mata Atlântica preservada. Desde 2016, o Complexo é aterro zero, ou seja, todos os resíduos são destinados de forma ambientalmente adequada. Além disso, 100% da energia elétrica que abastece as fábricas de veículos e demais atividades operacionais é de origem limpa e fotovoltaica, por meio de geração própria.

Participaram da celebração da produção de 4 milhões de veículos no país colaboradores e lideranças da Renault do Brasil, além do Chief Industry and Quality Officer do Renault Group, Thierry Charvet, que esteve em visita ao Brasil.

Publicidade

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações