A francesa Renault e a chinesa BYD são as maiores surpresas nas vendas de automóveis em dezembro. A Renault saltou do 6º para o 4º lugar, superando de uma só vez a Hyundai e a Toyota. A BYD subiu para o 8º lugar, deixando para trás as duas japonesas que pretendem se unir numa só empresa: Honda e Nissan.
Segundo relatório publicado pelo consultor Marcelo Cavalcante de Lima, a Renault cresceu (+31%) nas vendas deste mês e a Hyundai perdeu volume (-31%). A Renault, ajudada pelas vendas diretas, tem 16 mil registros e a Hyundai tem 15,4 mil. A Toyota também caiu (-5%) e tem 14 mil emplacamentos.
A BYD, com mais de 8 mil vendas, teve um grande crescimento (+48%) está colada na Jeep, que tem 8,7 mil e praticamente repete o desempenho do mês passado. As duas montadoras estão à frente da Honda (+11%, porém com menos de 8 mil vendas) e da Nissan (+18% e quase 6 mil registros).
Fiat, Volkswagen e Chevrolet lideram as vendas do mês. A Fiat mostra bom crescimento (+10%) e já passou de 44 mil carros vendidos. Além disso, lidera o ranking geral dos carros com a picape Strada.
A Volkswagen cresceu só um pouco (+5%) e sustenta a vice-liderança com mais de 36 mil emplacamentos. A Chevrolet tem desempenho melhor (+6%), porém com volume menor, em torno de 28 mil carros licenciados.
“Podemos ter surpresas nessa reta final em função dos faturamentos direto da fábrica, vamos aguardar”, comentou Cavalcante. Os dados consideram os emplacamentos registrados até o dia 26 de dezembro.