Renault Kardian conquista quatro estrelas em teste do Latin NCAP

Lançado no início de 2024 no Brasil, Renault Kardian vai bem em crash test do Latin NCAP; Sandero, Logan e Stepway zeram em novo protocolo

4 dez 2024 - 12h27
Renault Kardian no crash test do Latin NCAP
Renault Kardian no crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

O Latin NCAP divulgou os resultados de mais uma rodada de testes de segurança nesta quarta-feira, 4. Desta vez, o Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe testou o Renault Kardian, que obteve quatro estrelas no crash test. A entidade também reavaliou os modelos Sandero, Logan e Stepway com o protocolo mais recente dos testes, e comparou o resultado com o do Kardian, que substituiu o Sandero.

O Renault Kardian, fabricado no Brasil, ganhou quatro estrelas. Ele oferece seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão, e obteve 83,41% de proteção para Ocupante Adulto, 82,92% para Ocupante Infantil, 47,96% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 83,78% para Assistência à Segurança. 

Publicidade

O Kardian foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) Cidade, AEB Interurbano e Sistemas de Assistência à Velocidade (SAS).

Renault Kardian no crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

De acordo com o Latin NCAP, o Renault Kardian mostrou uma estrutura estável e uma área instável para os pés, proteção marginal para o peito do motorista e proteção adequada para o peito do passageiro. A proteção lateral foi boa devido aos airbags de corpo e de cortina padrão do modelo, proporcionando proteção adequada para o tórax e marginal para o tórax do adulto no impacto lateral de poste. 

A proteção no teste de chicotada cervical foi marginal. A cabeça do dummy de três anos apresentou exposição no teste de impacto lateral, sem valores críticos. A proteção de pedestres apresentou proteção boa a adequada para a cabeça e proteção fraca para os pilares A. A proteção da parte superior das pernas foi fraca e pobre, e a proteção da parte inferior das pernas apresentou boa proteção. 

O AEB de cidade e interurbano mostraram bom desempenho, cumprindo os requisitos de disponibilidade do Latin NCAP. Conforme o relatório da entidade, o Kardian poderia alcançar a classificação máxima de estrelas melhorando a proteção de pedestres e/ou adicionando a frenagem autônoma de emergência como item de série.

Publicidade
Renault Sandero no crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

“O progresso da Renault com o Kardian como um potencial substituto para a família Sandero é notável. Os esforços da Renault para melhorar o desempenho de segurança em modelos populares são bem recebidos pelo Latin NCAP e esperamos ter, em breve, o primeiro modelo cinco estrelas da marca no Latin NCAP”, destacou Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

O Latin NCAP também testou novamente o Renault Sandero, agora com o protocolo mais atual, e obteve zero estrelas. A entidade comparou o resultado com o do Kardian, que substituiu indiretamente o modelo. O novo resultado também vale para os Renault Logan e Stepway, sendo que apenas o último está disponível no Brasil após o fim da produção dos demais. 

O Renault Sandero/Logan/Stepway, produzido no Brasil, Argentina e Colômbia, obteve zero estrela. O Sandero, que oferece quatro airbags como padrão e ESC como opcional, alcançou 32,83% em Ocupante Adulto, 61,22% em Ocupante Infantil, 46,30% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 0,00% em Assistência à Segurança. 

Renault Sandero no crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical e proteção de pedestres. O impacto frontal mostrou uma estrutura instável e uma área estável para os pés, proteção marginal para o peito do motorista e do passageiro e alta tensão no pescoço da criança de três anos que foi instalada voltada para a frente. 

Publicidade

O impacto lateral apresentou proteção fraca para o peito e o impacto lateral de poste mostrou proteção pobre para a cabeça e fraca para o peito. A estrutura do impacto lateral mostrou uma intrusão relevante no compartimento do passageiro, aumentando os riscos de lesões para os ocupantes. A proteção no teste de chicotada cervical foi marginal. 

Alguns Sistemas de Retenção Infantil (SRI) foram reprovados nos testes de instalação e não foi possível desconectar o airbag do passageiro no caso de instalação de um SRI voltado para trás no banco do passageiro. A proteção de pedestres apresentou, em sua maioria, proteção adequada para a cabeça, algumas áreas menores de proteção boa e marginal nas bordas e proteção deficiente perto do pilar A e na borda do para-brisa. 

A proteção da parte superior das pernas foi ruim perto da borda dianteira do carro. Os lembretes de cinto de segurança (SBR) não cumpriram com os requisitos mínimos do Latin NCAP. O modelo não oferece itens de condução semi autônoma como a frenagem autônoma de emergência ou sensor de ponto cego, que impactaram na nota final.

Também não entrou na nota final o controle eletrônico de estabilidade, que se tornou item de série a partir deste ano. Isso porque a unidade adquirida pelo Latin NCAP em 2024 não trazia o equipamento. No entanto, a presença do item não aumentaria a nota geral por conta da estrutura do veículo. 

Publicidade

O Latin NCAP avalia a versão mais básica de equipamento de segurança passiva dos modelos. Além do novo teste, o Latin NCAP também realizou um teste de auditoria do Sandero/Logan/Stepway 2019, que mostrou leves diferenças na proteção para a cabeça no impacto lateral de poste, mas o modelo mantém três estrelas para o ocupante adulto.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações