O Renault Kardian precisou de pouco mais de um ano para atingir um número importante: 50 mil unidades produzidas na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. O modelo que inaugura a plataforma RGMP no Brasil já atinge quase 2.000 registros por mês e atualmente é o 14º SUV mais vendido do Brasil com um total de 5.847 unidades (janeiro-março).
Lançado em março de 2024, o Kardian é o primeiro veículo produzido no país com a nova identidade visual da Renault. O modelo da categoria B-SUV (compacto) inaugurou uma nova fase da Renault e conquistou dez premiações da imprensa especializada. Na categoria dos SUVs compactos, o Kardian ocupa um lugar no ranking top 10.
“Alcançar esse marco de 50 mil Kardian produzidos no Brasil é algo de grande orgulho para todos nós da Renault, em especial para todos os colaboradores que atuam na Curitiba Veículos de Passeio, onde o SUV é fabricado. É uma grande conquista para nós”, disse Carlos Carrinho, diretor de fabricação da Renault do Brasil.
Desde o lançamento do Renault Kardian, 67% do total produzido foi destinado para o mercado brasileiro. A versão Evolution, com transmissão automática EDC, foi a mais comercializada. A cor Cinza Cassiopée foi a preferida do consumidor neste primeiro ano de vendas. Do volume exportado para nove países (33%), a Argentina foi o maior destino, com mais de 8 mil Kardian para aquele mercado.
O Kardian é o primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade visual de marca, traz o novo motor turbo TCe de 125 cv com 220 Nm e o novo câmbio automático de dupla embreagem úmida. O Kardian é um carro completamente novo, moderno e tecnológico, que chegou para competir no segmento B-SUV, e inaugurou uma nova fase da Renault no mercado brasileiro.
Ao contrário do Renault Captur, que saiu de linha, o Kardian já consegue vender mais do que o SUV mais tradicional da marca no Brasil, o Renault Duster, que soma 4.599 unidades e ocupa o 18º lugar no ranking do segmento.