A linha de carros da Renault pode ter ficado menor no Brasil. Ao que tudo indica, o sedã compacto Logan saiu de linha no país. Lançado em 2007, o modelo teve duas gerações vendidas no Brasil e foi o primeiro carro de origem Dacia comercializado no mercado nacional. As informações são da revista Autoesporte.
Conforme a apuração da revista, a Renault divulgou um comunicado interno em que afirma o encerramento da comercialização do Logan a partir de outubro. Produzido em São José dos Pinhais (PR), o Renault Logan ainda aparece no site oficial da marca francesa. Disponível nas versões Life (R$ 97.500) e Zen (R$ 101.000), o modelo traz sempre o motor 1.0 flex de 82 cv e um câmbio manual de 5 marchas.
O fato do sedã ainda aparecer no site oficial pode indicar que ainda há unidades remanescentes em estoque nas concessionárias ou na fábrica, ou entregas ainda pendentes para pessoas físicas ou jurídicas. Nos últimos anos, o Renault Logan era um carro bastante procurado por motoristas de aplicativo (Uber, 99, etc), taxistas e frotistas.
Oficialmente, a Renault ainda não confirma o fim da produção e da comercialização do Logan no Brasil. De acordo com a Fenabrave, o sedã vendeu apenas 28 unidades em outubro, contra 1.978 emplacamentos em setembro.
Na Europa, o Logan já está em sua terceira geração, que foi cogitada para o Brasil. Feito sobre a plataforma modular CMF-B, o Dacia Logan ficou maior, mais moderno e seguro. Com a queda nas vendas de sedãs, no entanto, a Renault optou em apostar apenas na vinda do Kardian e do seu futuro SUV médio nacional.
Lançado em 2007 no Brasil e em 2004 na Europa, o Renault Logan abriu as portas para os modelos Dacia no país. Depois dele, vieram o Sandero, Stepway e o Duster, além do Kangoo argentino, que é derivado do Dacia Dokker. O Logan ainda ganhou um facelift em 2010 e uma segunda geração em 2013. O último facelift com novidades foi em 2019.